Atualidades - Pantanal brasileiro e as queimadas
Ocupando cerca de 2% do território brasileiro, o complexo do pantanal se localiza na região centro-oeste se estendendo também por Paraguai e Argentina. É considerado a maior planície inundável do mundo. Nas épocas de chuvas que são muito frequentes, há o extravasamento dos leitos dos rios, o que regula a dinâmica da fauna e quando os níveis do rio baixam, os solos ficam muito ricos em nutrientes. É uma zona de transição entre a Floresta Amazônica, a Mata Atlântica e o Cerrado.
É nesse sentido que o Pantanal é denominado de complexo, uma vez que apresenta uma área relativamente pequena, porém com grande biodiversidade. Mesmo assim, dada a importância desse bioma ele tem sofrido com desmatamentos e incêndios. Em setembro de 2009 a estimativa era que mais de 15% da área do Pantanal fora destruída pelas queimadas. É uma área equivalente a quase três vezes a região metropolitana de São Paulo. A Polícia Federal chegou a instalar 5 inquéritos para avaliar as responsabilidades pelo incêndio, uma vez que existe a suspeita de uma ação criminosa.
Nessa aula será abordada as principais causas e soluções para essas queimadas. Desde o avanço da pecuária como principal causadora dos desmatamentos e queimadas na região, até a viabilidade da utilização de bois para diminuir a ocorrência desses incêndios. Então não deixe de assistir à aula e saber tudo que está ocorrendo na região.