Exclusivo para alunos

Bem-vindo ao Descomplica

Quer assistir este, e todo conteúdo do Descomplica para se preparar para o Enem e outros vestibulares?

Saber mais

Localização, clima e vegetação

Aula sobre localização, clima e vegetação. Confira!

Paisagens paranaenses

Planície litorânea e o Primeiro Planalto

Segundo Planalto

Terceiro Planalto

Introdução

Para melhor entender o estado do Paraná, é importante olhar, primeiro, para a Região Sul. Ela é composta por três estados, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, que possuem processos de ocupação comuns, marcados por influência italiana e germânica, além de condições naturais similares. A região apresenta o maior índice de desenvolvimento humano do país, com aproximadamente 29 milhões de habitantes, sendo a terceira maior região em termos populacionais e a região de menor área entre as cinco regiões do país.

Mapa da Região Sul

Fonte: https://i.pinimg.com/originals/
 

Características naturais

O clima dessa região é, predominantemente, o subtropical, caracterizado por alta amplitude térmica, que se traduz em verões quentes e invernos frios. A pluviosidade da região é marcada por chuvas bem distribuídas ao longo do ano, sem apresentar estações secas. Nas áreas de serras, registram-se as menores temperaturas do país. Apenas o norte do Paraná apresenta algumas condições climáticas destoantes, sendo mais similares ao clima tropical de altitude que ao subtropical da região.



A vegetação da região é composta por dois principais domínios: a Mata de Araucária e as Pradarias. É possível estudar essas duas vegetações a partir de suas características biológicas, mas também é muito importante adotar uma visão integrada, como o clima e o relevo. Nesse sentido, é muito mais interessante olharmos para os domínios morfoclimáticos da Região Sul.

 

Domínio da Araucária

Os Planaltos Subtropicais com Araucárias são terrenos predominantemente sedimentares-basálticos, localizados no sul do país, em uma região de clima subtropical. É no estado do Paraná que se observa a maior concentração de sua vegetação bem peculiar, a araucária. É uma floresta de pinheiros aciculifoliados (folhas em forma de agulhas). Com exemplares de altura superior a 30 metros, exige um solo profundo para abrigar uma extensa raiz capaz de sustentar tal vegetação. É possível encontrar solos de terra roxa, um dos mais férteis do país, ao mesmo tempo que outras manchas de solos pobres. O relevo predominante é de planaltos e serras. O principal impacto é o desmatamento para a construção civil, indústria da celulose e moveleira.

Fonte: https://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/ritmo-de-regeneracao-das-araucarias-e-preocupante-0216q6xu4dor9miinmqf76enw/
 

Domínio das Pradarias

As áreas de Coxilhas Subtropicais com Pradarias Mistas são também denominadas Pampas ou Campos Sulinos. Apresenta um relevo formado por coxilhas (colina aplainada) recobertas por vegetação herbácea, isto é, vegetação rasteira, como as gramíneas. O clima predominante é o subtropical. O principal impacto é o avanço da atividade pecuária e o processo de arenização (perda de fertilidade devido à formação de bancos de areia).

Fonte: https://meioambiente.culturamix.com/agricultura/campos-sulinos
 

O estado do Paraná

O Paraná compartilha fronteiras nacionais com Santa Catarina, São Paulo e Mato Grosso do Sul, além de fronteiras internacionais com Paraguai e Argentina.

Fonte: http://www.mapas-brasil.com/parana/imagens/geografia-parana.jpg

As paisagens paranaenses são resultado de uma íntima relação entre relevo, vegetação e clima. Por isso, é importante entender a distribuição dessas características para estudar as paisagens paranaenses. O norte do Paraná é a única região do estado localizada acima do Trópico de Capricórnio. O restante está localizado ao sul desse trópico. Por isso, o clima predominante é o subtropical, onde se observa o predomínio da Mata de Araucária, vegetação típica do estado. Na região norte e no litoral, onde o clima característico é o tropical, a vegetação predominante é a Mata Atlântica. Mas isso não impede que, em outras porções do estado, ocorra a distribuição dessa vegetação. Somando-se o relevo a essas características, o estado do Paraná pode ser dividido em quatro grandes regiões de paisagens naturais.

 

Planície Litorânea

Região histórica onde os portugueses iniciaram a ocupação em uma estreita faixa de terras, que possui altitudes inferiores a 200 metros. Destacam-se as Baías de Paranaguá e Guaratuba, que se traduzem em dois grandes estuários. Por ser uma região inundada e recortada pelo litoral, é comum observarem-se mangues, restingas e praias.

Complexo de mangue e estuário na Baía de Paranaguá

Fonte: http://www.guiageo-parana.com/paranagua/imagens/estuario-parana.jpg

Nessa região, destacam-se os Portos de Paranaguá e Antonina, complexo portuário importantíssimo para a economia brasileira na exportação de granéis sólidos e contêineres. Em 2019, movimentou mais de 20 milhões de toneladas de grãos, sendo 10 milhões de toneladas de soja, principalmente para a China. É o terceiro principal exportador da commodity no Brasil, sendo o segundo na exportação de milho.

Localização do Complexo Portuário de Paranaguá e Antonina

Fonte: https://www.infraestrutura.gov.br/images/SNP/planejamento_portuario/planos_mestres/versao_preliminar/vp22.pdf

À medida que se interioriza, no sentido oeste do estado, a Serra do Mar se destaca como um enorme paredão de rochas ígneas e metamórficas. Alguns a classificam como uma unidade separada, porém, corresponde à borda do Primeiro Planalto. Possui as mais elevadas altitudes, como o Pico do Paraná. No local, existe uma das poucas linhas férreas que realizam transporte de passageiros no Brasil, precisamente um passeio turístico de Curitiba a Morretes.

Vista do passeio turístico Curitiba-Morretes

Fonte: https://ladica.com.br/wp-content/uploads/2016/03/passeio-de-trem-em-curitiba-3-1.jpg
 

Primeiro Planalto ou Planalto de Curitiba

Limitado a leste pela Serra do Mar e a oeste pela Escarpa Devoniana (Serrinha de São Luís do Purunã), é o planalto onde está localizada Curitiba. É nessa região que se observa uma maior concentração de remanescentes de araucárias, muito exploradas para a construção civil e para a indústria moveleira e de celulose.

Fonte: https://mundogeo.com/wp-content/uploads/2015/08/foto-aerea-curitiba.jpg
 

Segundo Planalto ou Planalto de Ponta Grossa

Limitado a leste pela Escarpa Devoniana e a oeste pela Serra Geral, é o planalto onde está localizada Ponta Grossa. Essa região apresenta duas das formações areníticas mais famosas do país: a formação de Vila Velha e de Furnas, ambas localizadas no Parque Estadual de Vila Velha. Resultado de processos erosivos mais recentes, é possível observarem-se algumas formas familiares, como uma taça (na imagem abaixo, à esquerda), camelo (na imagem abaixo, à direita), esfinge, proa de navio e tartaruga.

Adaptado de: https://www.megacurioso.com.br/ciencia/108301-9-formacoes-rochosas-que-voce-encontra-nos-arenitos-de-vila-velha.htm

A região é formada por rochas sedimentares da Bacia do Paraná e, por isso, é rica em recursos minerais energéticos, como carvão mineral e xisto. Nessa região, a vegetação corresponde aos Campos Gerais, isto é, uma vegetação rasteira composta principalmente por gramíneas e alguns poucos arbustos. É possível observar-se, também, a existência de araucárias.

  

Terceiro Planalto ou Planalto de Guarapuava

Limitado a leste pela Serra Geral e a oeste pelo Rio Paraná, é o planalto onde está localizada Guarapuava. É o planalto mais extenso dos quatro compartimentos. A leste, na borda da Serra Geral, observa-se um relevo em desníveis, formando inúmeras quedas d’água, como o Salto São Francisco.

Queda d`água Salto São Francisco

Fonte: http://www.escolhaodestino.com/wp-content/uploads/2017/03/Salto-Sao-Francisco-800x445.jpg

Esse planalto corresponde a uma formação basáltica, precisamente o Derrame de Trapp. Esse derrame vulcânico aconteceu na Era Mesozoica, e a erosão, por milhares de anos, dessa rocha ígnea extrusiva originou um dos solos mais férteis do Brasil, a terra roxa (nitossolo), rica em ferro. Na região, também se localiza o Parque Nacional do Iguaçu, onde estão as famosas Cataratas do Iguaçu e a Usina Binacional de Itaipu.

Cataras do Iguaçu e Usina Binacional de Itaipu

Adaptado de: https://www.hoteltarobafoz.com.br/