Exclusivo para alunos

Bem-vindo ao Descomplica

Quer assistir este, e todo conteúdo do Descomplica para se preparar para o Enem e outros vestibulares?

Saber mais

Microscópio Simples

Nesta aula o professor Rodrigo Trevisano irá descomplicar as nossas vidas nos mostrando as características de um microscópio simples, ou também chamado de Lupa.

Microscópio Composto

Matematica de um Microscopio Composto

Lunetas

Miscroscópio Simples

Microscópio simples é um instrumento óptico capaz de produzir aumentos nos tamanhos de objetos observados por ele. Um exemplo de microscópio simples é a lupa.

A lupa, assim como todo microscópio simples, não é capaz de gerar aumentos muito significativos dado que ela utiliza apenas uma lente. Outro aspecto que também impede a lupa de produzir aumentos muito expressivos é a distância focal. Foi estudado nas aulas de lentes que o aumento produzido por uma lente depende da sua distância focal, onde a relação entre aumento e distância focal é uma relação inversamente proporcional (ou seja, quanto menor a distância focal, maior o aumento).

Para produzirmos uma imagem ampliada com um microscópio simples é preciso posicionar o objeto que se deseja observar entre a lente (centro óptico) e a distância focal (por isso distâncias focais pequenas demais se tornam um problema).

A imagem ampliada apresenta a seguinte classificação:

  • Virtual
  • Direita
  • Maior

Microscópio Composto

O microscópio composto é um instrumento óptico composto de duas lentes, uma lente ocular e outra lente objetiva. A lente ocular é a lente posicionada mais próximo ao olho do indivíduo que está manuseando o instrumento, já a lente objetiva é a lente posicionada perto do objeto. A principal característica das lentes do microscópio composto é que a distância focal da lente objetiva (fobj) é menor que a distância focal da lente ocular (focu).

A produção da imagem no microscópio composto pode ser acompanhada na figura 3.

Primeiramente vamos produzir uma imagem do objeto utilizando a lente objetiva. A imagem produzida pela 1° lente (i1) é uma imagem Real, Invertida e Maior que o objeto. Essa imagem i1 ampliada será utilizada pela lente ocular como objeto para a formação de uma nova imagem i2.

Isso sistema é capaz de gerar aumentos maiores que a lente simples pelo fato dele conseguir ampliar o objeto e usar essa ampliação para gerar uma ampliação ainda maiores graças as duas lentes.

Lunetas

A luneta é um instrumento óptico que vai apresentar uma construção similar ao microscópio composto, porém, ela será um instrumento utilizado para construir imagens de objetos localizados a uma distância bem grande da lente objetiva. A Figura 04 demonstra como é feita a formação de imagem de uma luneta utilizando um objeto localizado no infinito.