Função dos Operadores Argumentativos
A Relevância dos Operadores Argumentativos
Quem São os Operadores Argumentativos
O Papel da Conjunção “Mas”
O Emprego da Conjunção “Embora”
O que é coesão textual?
De forma objetiva, a coesão textual contempla a utilização de mecanismos linguísticos que permitem uma sequência lógica entre as partes de um texto. Em outras palavras, é a conexão entre as partes de um texto: as palavras, as orações, as frases e os parágrafos. Esse fator de textualidade pode se manifestar de duas formas: refencial ou sequencial. Os operadores argumentativos ajudam, principalmente, na coesão sequencial.
Os elementos de coesão sequencial são responsáveis – como o próprio nome sugere – pelo sequenciamento ou andamento do texto. Eles servem para conectar segmentos textuais e, normalmente criam nexos semânticos entre eles. Assim, estabelecem as principais ligações entre as partes da redação, de forma que a coesão textual se manifeste mais notoriamente. Entre os principais recursos, destacam-se as frases de apoio, os termos conectivos (portanto, dessa forma, assim, etc) e os ganchos semânticos. Veja o exemplo abaixo:
“Em primeira instância, é preciso avaliar o comportamento humano na busca pela diferenciação. Visto que a massificação e a globalização tendem a homogeneizar os indivíduos, busca-se a exposição como meio de destaque. Com isso, vidas privadas são descortinadas, e pensamentos são materializados em curtidas e compartilhamentos. Essa conduta, de certa forma, reflete a transferência para as mídias digitais daquilo que
evita expor interpessoalmente. Nesse contexto, o monitor se converte no diário onde se imprime a essência pessoal e se constrói a autoafirmação.”