Estrutura do neurônio e neuróglia
Impulso nervoso - impulso elétrico
Impulso nervoso - impulso químico
Ato reflexo x arco reflexo
O tecido nervoso é um tecido exclusivo dos animais que garantem a interação junto ao meio ambiente e a todas as partes do corpo, apresentando neurônios e outras células da glia (gliócitos). Gliócitos ou células gliais são componentes do tecido nervoso cuja função é envolver, proteger e nutrir os neurônios. O neurônio é formado por dendritos (capturam os estímulos nervosos), corpo celular (onde se encontra o núcleo) e axônio (passa o estímulo para outro neurônio, glândula ou músculo através da liberação de neurotransmissores nas sinapses).
Apesar do impulso que percorre todo o neurônio ser elétrico, a transmissão do impulso se dá quimicamente através de neurotransmissores. Esta transmissão do impulso entre neurônios ocorre nas fendas sinápticas. O axônio normalmente apresenta um revestimento lipídico chamado de bainha de mielina. Por conta desta bainha, impulso “salta” de um nó neurofibroso (nódulo de Ranvier) para o seguinte e por isso sua propagação é muito mais rápida que nos axônios não mielinizados.
O sistema nervoso também pode ser dividido em sistema nervoso somático e sistema nervoso autônomo. O sistema nervoso somático está relacionado aos movimentos controlados voluntariamente ou mesmo de reação à estímulos externos de maneira involuntária. Um exemplo de resposta involuntária deste sistema é o ato reflexo. A partir de um estímulo, o nervo sensorial (também chamado de nervo sensitivo ou aferente) leva o estímulo até a medula óssea e retorna ao músculo pelo nervo motor (também chamado de nervo eferente), realizando o movimento.