Exclusivo para alunos

Bem-vindo ao Descomplica

Quer assistir este, e todo conteúdo do Descomplica para se preparar para o Enem e outros vestibulares?

Saber mais

Ser vivo como sistema autopoiético

Nesse vídeo você verá que a vida não é definida pela sua constituição ou formação, mas sim pelos processos que constituem a vida.

Metabolismo

Célula como unidade funcional

Informação e Hereditariedade

Reprodução e excitabilidade

Evolução

Exercício de reprodução e evolução

Exercício de características de seres

A vida deve ser definida não apenas pelo que efetivamente carateriza os seres vivos, mas também pelos processos que ocorrem apenas nos seres vivos, como processos fisiológicos e evolutivos. Esta é a ideia básica da autopoiese, criada pelos cientistas Maturana e Varela. Dentre as características importantes para classificar seres vivo, temos:

  • A vida se autoproduz;
  • Apresenta conjunto de processos metabólicos organizados em uma rede, por exemplo, as células;
  • Sistema de tudo ou nada: não existe um sistema que seria parcialmente autopoiético;
  • Sistema é emergente em relação aos componentes físicos.

O metabolismo é o conjunto de reações químicas que ocorrem no ser vivo, e elas podem ser reações anabólicas (sintetizam moléculas) ou catabólicas (quebram moléculas). O ser vivo terá como unidade básica a célula, que pode ser do tipo procarionte (com estrutura mais simples, como nas bactérias, sem núcleo ou organelas membranosas) ou eucarionte (com estrutura mais complexa, como nos animais e vegetais, com núcleo e carioteca, além de organelas membranosas).

O DNA é a molécula que guarda as informações sobre os seres vivos, sendo formado por uma sequência de bases nitrogenadas. Essa sequência de bases produz proteínas quando é expressada, e essa sínese de proteínas ocorre com a ajuda dos ribossomos. A transmissão desse material genético através das gerações é chamado de heredietariedade. Outra coisa comum aos seres vivos também é a capacidade de responder estímulos do meio, caracterizado no conceito de excitabilidade (ou irritabilidade).

Além disso, todo ser vivo nasce e cresce, com desenvolvimento corporal. Ao longo da vida, o ser vivo também será capaz de se reproduzir, seja de maneira assexuada (sem fecundação de gametas, o que gera baixa variabilidade genética) ou sexuada (com produção de fecundação de gametas, promovendo a recombinação genética).