Exclusivo para alunos

Bem-vindo ao Descomplica

Quer assistir este, e todo conteúdo do Descomplica para se preparar para o Enem e outros vestibulares?

Saber mais

A perseguição aos judeus

Neste vídeo, o professor Renato Pellizzari explica que o antissemitismo que levou ao holocausto não era motivado apenas por uma perseguição religiosa, mas pela aniquilação do povo judaico, não do judaísmo.

Por quê os judeus?

Ascensão de Hitler

O processo de segregação

O dia a dia nos campos

O avanço na guerra e os judeus

O Antissemitismo e a perseguição aos judeus

Desde sua chegada ao poder, Adolf Hitler deu início a sua política de perseguições contra os judeus e qualquer grupo que não pertencesse a um ideal de pureza racial defendido pelos nazistas. Em um primeiro momento, essa perseguição se materializou em um confisco de bens e do isolamento desses grupos em bairros e “guetos”. 

Os primeiros campos nazistas datam de 1933, estando nessa época sob responsabilidade da polícia nazista (SS) e de Heinrich Himmler.  Os campos eram destinados a opositores políticos, criminosos e a “elementos racialmente indesejáveis”. Essa postura evidencia assim o caráter extremo da eugenia no país, afinal, para a construção de uma raça “perfeita e superior”, era necessária a realização de uma “limpeza” étnica, sendo o destino dessas pessoas consideradas inferiores e degeneradas os campos de concentração. 

Dentre os “elementos racialmente indesejáveis” encontravam-se principalmente judeus, negros e ciganos, outros eram presos políticos como os comunistas, ou presos considerados degenerados, como homossexuais ou deficientes físicos, em alguns casos. Assim, nos Campos de Concentração, essas pessoas eram forçadas a realizarem trabalhos pesados, serviam como cobaias para experimentos químicos extremamente violentos, eram utilizadas como treinos para guerra e lá passavam fome e frio, sendo completamente desumanizadas.

Um outro caso também foi o dos chamados Campos de Extermínio que, apesar de muito próximos aos Campos de Concentração, estes tinham o objetivo de alcançar a chamada Solução Final, que era o genocídio da população judaica almejado por Hitler, conhecido, hoje, como Holocausto ou Shoá (como chamam os Judeus). Nestes campos, Câmaras de Gás eram utilizadas para matar seres humanos em escalas industriais, pilhando corpos e queimando pessoas inocentes, estima-se, portanto, que cerca de 6 milhões de judeus foram mortos neste processo nos anos de guerra. 

Contudo, é importante ressaltar que diverss outros locais no mundo também tiveram campos de concentração, como os Estados Unidos e o Brasil, mas nenhum chegou aos pés dos crimes horrendos cometidos pela Alemanha Nazista. Uma das consequências desses crimes contra a humanidade e os direitos humanos foi a criação da Organização das Nações Unidas (ONU).