O biênio vermelho - O crescimento da esquerda
O fascio di combattimento - Quais eram os ideais fascistas?
O apoio ao fascismo - Como e com quem conseguiram apoio?
As características do fascismo - Como distinguir o fascismo?
Fascismo italiano
Apesar de ter combatido na Primeira Guerra ao lado da Entente, a Itália não conseguiu – ao fim da guerra – anexar todos os territórios pretendidos, o que provocou grande descontentamento contra as principais potências mundiais. Além disso, no plano social, o país sofria com a recessão, o desemprego e a inflação, em um período marcado por uma grave crise econômica.
Nesse contexto, o movimento sindical italiano se radicalizou e o Partido Socialista conquistou milhares de adeptos. A ampliação das greves e do movimento de trabalhadores fez com que os anos entre 1918 e 1920 ficassem conhecidos como Biênio Vermelho. Temendo o fortalecimento do movimento operário, a burguesia italiana passou a olhar com simpatia para o fascio di Combattimento, uma organização paramilitar fundada em Milão em 1919 por Benito Mussolini.
O nome do movimento estava relacionado a um dos símbolos do Império Romano, um feixe (fascio) de varas. Ao adotá-lo, Mussolini pretendia sugerir que seumovimento – o fascismo – resgataria a grandeza perdida da Itália. Organizados como um corpo militar, uniformizados com camisas negras, os militantes fascistas distinguiam-se pela rígida disciplina. Diante do contexto de crise e fortalecimento das ideias de esquerda, os
fascistas rapidamente se espalharam pelo país se opondo ao movimento operário e as ideias defendidas pelos comunistas.
Em 1921, eles se transformaram no Partido Nacional Fascista, com cerca de 200 mil filiados. Em 1922, milhares de fascistas saíram em manifestação em um episódio conhecido como “Marcha sobre Roma”, que pode ser considerado uma demonstração de força do Partido.
Pouco tempo depois, o rei italiano Vitor Emanuel III nomeou Mussolini para o cargo de primeiro-ministro.
Dentre as principais caracteristicas do fascismo, podemos citar:
- Totalitarismo
- Militarismo
- Nacionalismo
- Anti-comunismo
- Anti-liberalismo
A partir daí, diversos governos com carateristicas fascistas surgiram ao longo da Europa e, até mesmo, o Brasil não passou ileso do movimento autoritário que ganhava o mundo ocidental no periodo entre-guerras, com Getúlio Vargas. Mas, cuidado! Entre os historiadores jà existe um consenso entre os historiadores de que Vargas não poderia ser qualificado como um fascista, mas isso é papo pra outro dia, ops, aula!