Teatro ou literatura?
Enredo e personagens
Linguagem e ironia
Crítica social
O papel da mulher
O Bem-Amado foi uma peça escrita por Dias Gomes (1922-1999) no ano de 1962 (primeira versão). O texto foi encenado no teatro profissional somente oito anos mais tarde, por volta de 1970.
A escrita faz um perspicaz retrato e uma crítica social do funcionamento da política brasileira. Sucupira, a cidade fictícia da trama, vem sendo considerada por muitos como uma metáfora do Brasil. Com uma redação permeada de muito humor, vemos no protagonista Odorico Paraguaçu uma caricatura do típico político brasileiro.
O Bem-Amado, composto originalmente para o espaço do teatro, foi duas vezes adaptado para a televisão e uma vez para o cinema.
Resumo
A ideia da criação de um cemitério
Sucupira, uma cidade a beira-mar muito pequena situada da Bahia, vive da pesca e principalmente dos veranistas. Trata-se de uma região carente, em Sucupira claramente não há muitos recursos.
O protagonista Odorico, um sujeito esperto e cheio de lábia, vê na morte do pescador uma oportunidade de fazer campanha política.
Odorico sobe então no palanque e propõe a construção de um cemitério se o eleitorado o levar ao cargo de prefeito.
Por fim, o político se elege e deseja realizar a sua maior promessa de campanha: a construção do tal cemitério em Sucupira.