New Deal - O intervencionismo de Roosevelt
Propostas do Novo Acordo -Tentativa de contenção da crise
Populismo e Keysesianismo - Contenção do socialismo
O Capitalismo e o Socialismo - Busca de novas opções
Ao estourar em 1914, a Primeira Guerra Mundial abalou profundamente as estruturas globais e colocou em dúvida as antigas certezas construídas ao longo do século XIX. O mundo que nascia após a guerra já surgia dentro de uma crise, pois a velha Europa, que antes se posicionava como a guardiã da modernidade e da civilização, agora estava enterrada nas trincheiras. Embora o mundo estivesse em crise, novas potências surgiram ao fim da guerra, outras formas de ver e entender o mundo afloraram e o período entre guerras marcou assim o colapso das antigas ideias liberais.
Dnetre as potências mundias que emergiram e se fortaleceram apó o conflito, podemos citar os Estados Unidos que apresentou um ritmo frenético do crescimento econômico, da industrialização e da urbanização. Maaas, como nem tudo são flores,ao longo da década de 1920, o valor real dos salários não crescia, o consumo interno reduzia e os países europeus recuperavam suas economias e seus lugares no mercado global.
Assim, em setembro de 1929, com a falência de algumas empresas, a confiança de muitos investidores começou a desandar e, como uma bola de neve, a instabilidade econômica cresceu rapidamente com falências, dívidas e desempregos, até que, no dia 24 de outubro de 1929, na
chamada quinta-feira negra, a bolsa de valores de Nova Iorque registrou a maior queda de valores de ações da história, que provocou o chamado crash da bolsa e a iniciou a crise de 1929.
A solução definitiva para a Grande Depressão que abateu os Estados Unidos em 1929 foi implementada apenas em 1933, com um pacote de leis e medidas econômicas do presidente Franklin D. Roosevelt, o chamado New Deal. O novo projeto doi inspirado nas teorias do economista John M. Keynes, que defendia um maior controle da economia pelo Estado e a criação de um estado de bem-estar social, com políticas públicas voltadas para a assistência social. O New Deal, portanto, se opunha ao antigo liberalismo e colocava o Estado de forma atuante nas relações econômicas.
- Através do New Deal, portanto, para reverter a grave crise econômica, o governo americano promoveu:Criação de previdências sociais;
- Obras públicas, visando aumentar a oferta de empregos;
- A concessão de créditos e subsídios a pequenos produtores rurais;
- Criação de empresas estatais;
- A redução de importações e o maior controle do mercado.