O que é nacionalismo?
Nacionalismo brasileiro
Nacionalismo romântico
Nacionalismo ufanista
Nacionalismo e separatismo
O nacionalismo é um fenômeno difuso que surgiu após a Revolução Francesa. Caracteriza-se por representar um sentimento de valorização do elo entre o indivíduo e sua nação. O nacionalismo foi fundamental para a formação dos Estado-nação modernos, principalmente para a estabilização do território e criação de forças armadas.
Diferente do patriotismo (que semanifesta como um forte afeto a elementos e símbolos do Estado), o nacionalismo é uma relação étnica.
Assim o nacionalismo representa a formação de um grupo social identificável por características em comum, frequentemente delimitado por pertencimento territorial, com compartilhamento de língua e cultura.
Além do nacionalismo corresponder à um afeto exacerbado ao pertencimento étnico, ele também se manifesta como ação política. A autodeterminação dos povos e a soberania nacional é uma questão de Estado apenas porque esse se dedica a administrar a nação, pois essas são temáticas da nação e do povo em si.
O romantismo foi um movimento cultural notadamente marcado pelo nacionalismo. Fenômenos políticos como o fascismo e o nazismo também são ligados a formas de expressão de nacionalismo, assim como o ufanismo e os regimes ditatoriais brasileiros (sobretudo a Era Vargas).