Exclusivo para alunos

Bem-vindo ao Descomplica

Quer assistir este, e todo conteúdo do Descomplica para se preparar para o Enem e outros vestibulares?

Saber mais

Aquecimento Global e Efeito Estufa

Nesta aula, o Prof. Claudio Hansen ensina a relação do Efeito Estufa e Aquecimento Global, indicando que o Efeito Estufa é fundamental para a vida na terra e que ações do homem vem intensificando esse processo.

O Aquecimento Global e as Interferências do Homem

O Derretimento das Calotas Polares

O Aumento do Nível dos Oceanos e suas Consequências

Efeito estufa

Fenômeno natural responsável por reter parte da radiação solar mantendo a temperatura média do planeta e sustentando a vida como é conhecida. Contudo, devido à emissão gases efeito estufa (dióxido de carbono, metano) oriundo da queima de combustíveis fósseis esse fenômeno está sendo intensificado, contribuindo, assim, para o aquecimento global.

  

Disponível em: https://static.todamateria.com.br/upload/58/5b/585bea1f823ca-efeito-estufa.jpg

 

Aquecimento global

Nesse sentido, o aquecimento global consiste no aumento da temperatura média do planeta devido a maior retenção da radiação solar por causa da intensificação do efeito estufa. A razão principal para isso é a queima de combustíveis fósseis provocada pela atividade industrial, pelos transportes e pela geração de energia. O principal impacto do aquecimento global é o derretimento das calotas polares devido ao aumento da temperatura. No Ártico, esse degelo irá despertar questões geopolíticas como novas rotas marítimas e a exploração de recursos minerais. Na Antártica o derretimento das calotas polares, que correspondem a 90% do total, irá adicionar um enorme volume d’água doce nos oceanos, aumentando o nível dos mares e alterando a salinidade e consecutivamente a dinâmica das correntes marítimas. Isso tudo é importante de entender, pois esse fenômeno irá provocar transformações significativas na dinâmica climática do planeta, intensificando a ocorrência de eventos extremos, como chuvas torrenciais, tempestades tropicais, furacões e eventos de seca prolongada. Os principais acordos para diminuição das emissões são o Protocolo de Kyoto (atual) e o Acordo de Paris (a partir de 2020). Eles buscam a partir de metas específicas para cada país a redução da emissão desses gases efeito estufa.