Exclusivo para alunos

Bem-vindo ao Descomplica

Quer assistir este, e todo conteúdo do Descomplica para se preparar para o Enem e outros vestibulares?

Saber mais

Características gerais dos vírus

Nessa aula, o professor Rubens Oda descomplica Vírus, Monera, Protoctistas e Fungos. Fica ligado!

Reprodução e ciclos virais

Caracteristicas gerais dos Monera

Reprodução bacteriana

Características gerais dos protoctistas

Classificação de algas e protozoários

Características gerais dos fungos

Importância econômica e ecológica dos fungos

Vírus

Os vírus são parasitas intracelulares obrigatórios e só conseguem se reproduzir quando estão dentro de uma célula hospedeira. Isso acontece porque os vírus não possuem célula. Existe uma grande discussão entre os cientistas se o vírus é mesmo um ser vivo: ele tem características de ser vivo, como material genético, e podem sofrer influência da evolução. Ao mesmo tempo, ele também tem características de matéria bruta, pois não apresenta célula e também não tem metabolismo próprio.

O material genético dos vírus pode ser tanto de DNA quanto de RNA, sendo que os de RNA ainda podem ser diferenciados em RNA positivo, RNA negativo ou retrovírus. O ciclo reprodutivo viral pode ser lítico ou lisogênico.

ciclos virais

 

Monera

As bactérias e as cianobactérias fazem parte do Reino Monera. Estes seres apresentam uma célula procarionte, com DNA circular e sem núcleo ou organelas membranosas. Vão ter no seu citoplasma apenas ribossomos 70s e plasmídeos, que são fragmentos de DNA. Além da membrana celular, podem ter uma parede celular de peptidoglicano.

As bactérias se reproduzem por divisão binária, ou cissiparidade, mas possuem mecanismos para aumentar a variabilidade genética, como a conjugação, a transformação e a transdução.

 

Protoctista

Este grupo inclui protozoários e algas (unicelulares ou pluricelulares), sendo um Reino polifilético por apresentar várias origens evolutivas. São um grupo formado por células eucariontes e possuem características gerais bastante diversas, podendo ser uni ou pluricelulares, anaeróbicos ou aeróbicos, autotróficos ou heterotróficos.Os protozoários podem ser causadores de diversas doenças, as chamadas protozooses:

 

Fungos

Os fungos são heterotróficos por absorção e apresentam uma grande importância ecológica por serem decompositores, participando do ciclo da matéria junto com as bactérias. Fungos podem ser usados para a produção de bebidas e queijos,  além de serem apreciados em diversos pratos. Também são relevantes no aspecto de saúde, como antibiótico penicilina, que foi desenvolvido a partir de um fungo.

Podem ser unicelulares, como as leveduras, ou pluricelulares. Estes formados por várias células não formam tecidos verdadeiros, mas sim um conjunto de células chamado de hifas. Em alguns grupos de fungos esse micélio se desenvolve e pode formar um corpo de frutificação, também conhecido como cogumelo.