Catação, ventilação, imantação
Dissolução fracionada, flotação
Levigação, peneiração
Filtração, decantação, sifonação
Centrifugação, câmara de poeira
Exercício 1 - Filtração e Decantação
Exercício 2 - Separação de Misturas
Na aula de hoje, vamos descrever os diversos processos de separação das misturas heterogêneas. Esses processos são de grande importância e largamente empregados nas indústrias químicas, como laboratórios farmacêuticos, metalurgia, refinaria de petróleo, fábricas de cerâmicas e etc.
Filtração
Nesse processo quando a mistura é despejada sobre o filtro, o sólido não dissolvido fica retido no filtro e a fase líquida passa.
Decantação
Processo utilizado para separar dois tipos de misturas heterogêneas.
Líquido e sólido: A fase sólida(barro), por ser mais densa, deposita-se(sedimenta-se) no fundo do recipiente e fase liquida pode ser transferida para outro frasco. A decantação é usada, por exemplo, nas estações de tratamento de água.
Líquido e líquido: O líquido mais denso se permanece no fundo do funil de decantação e é escoado pela torneira.
Centrifugação
Utiliza um equipamento chamado de centrífuga para aumentar a velocidade da decantação. Um exemplo de mistura para aplicá-la é o sangue.
Sifonação
Após uma decantação, se não for possível retirar o líquido para o outro recipiente, podemos retirá-lo por sifonação através de um sifão, da sucção e da ação gravitacional. Por exemplo, podemos trocar a água de um aquário por intermédio de um sifão, deixando o cascalho no fundo do aquário.
Separação magnética ou imantação
É uma técnica que consiste em separar misturas em que um dos componentes é atraído por um ímã. Por exemplo, separar limalha de ferro de areia.
Dissolução fracionada
Quando se tem uma mistura de sólidos em que apenas um desses componentes é solúvel em um determinado solvente. Por exemplo: uma mistura de sal e areia. Ao adicionarmos água, apenas o sal irá se dissolver.
Catação
Consiste em separa uma mistura simplesmente catando as diferentes substâncias manualmente.
Ventilação
É usada para dois componentes sólidos com densidades diferentes, por meio da aplicação corrente de ar sobre a mistura. Exemplo: beneficiamento de arroz (separação dos grãos de sua palha).
Levigação
Utiliza a força da água para separar o componente menos denso de uma mistura formada por sólidos. Um exemplo de mistura para aplicá-la é ouro e cascalho.
Flotação
Método no qual um líquido, que não é capaz de dissolver nenhum dos componentes da mistura, é adicionado a uma mistura formada por dois sólidos ou um sólido e um líquido para separá-los pela diferença de desidade.
Peneiração ou tamisação
É a separação de sólidos com diferentes diâmetros de suas partículas. Exemplo: os pedreiros usam esta técnica para separar a areia mais fina de pedrinhas.