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O que é uma equação?

Nesta aula o professor Lívia Lisadro irá descomplicar sua vida demostrando como podemos chegar a uma equação.

Equação geral do 1º grau

Raízes da equação

Resolução de uma equação

Exemplos de equação de 1º grau

O que é uma equação?

Chamamos de equação a sentença matemática uma expressão algébrica que contém uma igualdade. Pode possuir uma ou mais incógnitas. Por exemplo: 3x − 3 = 3

Uma característica fundamental da equação é que o 1° membro (à esquerda do sinal de igual) é igual o 2° membro (à direita do sinal de igual).



Resolver uma equação implica em descobrir qual o valor do x que satisfaz essa sentença.

Uma regra importante é que dada a equação, é possível realizar qualquer operação numérica, desde que a operação feita ao 1° membro seja a mesma feita no segundo membro. No nosso exemplo, podemos somar 3 a ambos os membros:

3x − 3 = 3
3x − 3 + 3 = 3 + 3
3x = 6

Equação do 1° grau

Definimos como equação do primeiro grau, aquela que pode ser escrita da forma ax + b = 0, onde a e b são números quaisquer. Note que se subtrairmos 3 em ambos os lados da equação temos:

3x − 3 = 3
3x − 3 + 3 = 3 + 3
3x = 6
3x − 6 = 0

Outra caracterização da equação do 1° grau é que o maior expoente do x nesse caso é 1 (lembrando que elevar a 1 não muda valores). Dessa forma, é razoável pensar que existam equações de outros graus como 2, 3 e por aí vai.

Raízes da uma equação

São valores possíveis que satisfazem a equação. Em outras palavras, descobrir a raiz da equação é descobrir quanto vale o x. No exemplo anterior:

3x = 6

x = 2

Logo x = 2 é o valor que faz a equação ser verdadeira.

3x − 3 = 3
3.(2) − 3 = 3
6 − 3 = 3
3 = 3

Vale ressaltar que qualquer outro valor colocado no lugar de x, torna a igualdade falsa.
Se usarmos x = 5, chegaremos que 9 é igual a 3 o que é falso.

3x − 3 = 3
3.(5) − 3 = 3
15 − 3 = 3
9 = 3

Resolução de uma equação

De forma geral, para resolver uma equação:

  • Deixar “números” de um lado e “letras” do outro;
  • Juntar termos semelhantes usando as operações matemáticas
  • Encontrar o valor da incógnita