Exclusivo para alunos

Bem-vindo ao Descomplica

Quer assistir este, e todo conteúdo do Descomplica para se preparar para o Enem e outros vestibulares?

Saber mais

Mov Acelerado x Mov Retardado

O professor Leonardo Gomes explica o que é aceleração e o que caracteriza um movimento como acelerado ou retardado. Material de apoio: http://desconversa.com.br/wp-content/uploads/2016/02/Materialdeapoioextensivo-fisica-muv.pdf

Equação horária da Velocidade

Gráfico Vxt

Equação horária da Posição

Gráfico Sxt

Exercício sobre piloto freando

Movimento Uniformemente Variado (M.U.V.)

A figura 01 é uma iamgem classifca de filmes de ação como Velozes e Furiosos que demonstram um momento de ação! A função do velocimetro é medir a velocidade do carro durante a trajetória e, mostrar como essa velocidade pode mudar ou não. O Movimento retilíneo uniformemente variado (M.U.V) descreve um corpo que apresenta um movimento com aceleração constante (a = cte), ou seja, esse corpo apresenta variações de velocidade com o passar do tempo.

Aceleração

Antes de começarmos a monstrar as formulas, precisamos definir o que é aceleração. Para a Física, aceleração é a mudança do valor da velocidade de um corpo em função do tempo. Logo, podemos escrever aceleração da seguinte forma:

Com essa definição de aceleração, já somos capazes de desenvolver as formulas do M.U.V.

Função horária da velocidade

A função horária da velocidade é uma expressão matemática que descreve como a velocidade de um corpo pode ser alterada em função do tempo. Essa função é feita a partir da formula da aceleração e deixando ela da seguinte forma:

Função horária da posição

A função horária da posição é uma expressão matemática que descreve a posição de um corpo em função do tempo. Essa função apresenta seguinte forma:

Equação de Torricelli

A equação de Torricelli é a unica equação do M.U.V que não utilizar a grandeza tempo para descrever a trajetória, sendo ela um trunfo para quando você não tiver tempo como dado do seu problema. Essa equação apresenta seguinte forma:

Com essas três equações, a duvida sempre aparece durante as questõa: Qual dessas formulas eu devo usar? Para responder essa pergunta, você precisa separar todos os dados que a questão forneceu e analisa-los. Os dados definem qual formula você deve utilizar.