A linguagem na internet – apresentação
A estrutura da linguagem da internet
A linguagem na internet e a construção de sentidos
A linguagem na internet - exercícios 2
Na língua, existe a variabilidade linguística, que estabelece tendências diferentes entre as expressões orais e escritas e em determinados contextos de uso. Essa adequção linguística varia de acordo com o tipo textual, a intenção de quem produz o texto e a situação de comunicação em que os falantes estão inseridos. Elas são reflexo das diferenças regionais, temporais, profissionais, culturais e socioeconômicas presentes na Língua Portuguesa.
No entanto, é importante destacar que também devemos adaptar essa linguagem na internet, uma vez que também podemos desempenhá-la em contextos formais e informais nas redes sociais, e-mail, entre outros.
A estrutura da linguagem na internet
A linguagem utilizada na internet utiliza-se de diversos recursos, entre eles:
- Formais (letras)
- Fonéticos (sons)
- Visuais (emojis, sinais gráficos)
Observe o exemplo abaixo:
No terceiro quadrinho, o vocábulo "fala" adaptado para o contexto da internet, segue uma estrutura formal (utilização do verbo "falar" no modo imperativo), além do aspecto fonético (som), a partir da repetição da vogal final "a", a qual indica uma intensidade intencional feita pelo produtor do texto, ou seja, possui, também, efeito semântico.
Além disso, há presença de abreviações - formato de linguagem comum da internet - e a utilização de símbolos (emoticons) feitos a partir da utilização de sinais gráficos.