Exclusivo para alunos

Bem-vindo ao Descomplica

Quer assistir este, e todo conteúdo do Descomplica para se preparar para o Enem e outros vestibulares?

Saber mais

O que é instituição de reinserção?

Confira!

Instituições sociais

Prisões

Educandários

Manicômios

Asilos

Instituições de reinserção são instituições que tem como objetivo reintegrar um indivíduo ao convívio social após um moento de privação de liberdade. Essa instituição desempenha o papel de realizar o processo que preparará o individuo para a vida social após ele manifestar alguma incapacidade de seguir os padrões sociais vigentes, ou ficará responsável por manter os indivíduos que já não são capazes de estar em sociedade.

Podemos destacar como instituições de reinserção as prisões, os educandários, os manicômios e os asilos.

  • A prisão é a instituição responsável por manter os indivíduos que são classificados como perigosos. É uma Instituição de manutenção da ordem pelo cerceamento da liberdade de pessoas supostamente ameaçadoras.
  • Os educandários são entidades dedicadas à proteção de crianças, que são pessoas indefesas e inofensivas por não ter seu processo de socialização completo e necessitar de amparo.
  • Os asilos são semelhantes aos educandários, mas são destinados aos idosos, pessoas consideradas incapazes de suprir suas necessidades por conta do avanço da idade.
  • Já os manicômios são estabelecimentos que recebem pessoas que também não podem dar conta das expectativas sociais padronizadas por serem incapazes de compreender as regras sociais, mas são potencialmente e involuntariamente perigosas.