Relação do metabolismo com o pH
pH x Enzimas
Boca
Estômago
Intensivo
Respiração
O pH tem papel importante no funcionamento do organismo, pois atua em etapas metabólicas essenciais.
O pH tem grande influência na atividade enzimática, havendo um pH ótimo de funcionamento para uma determinada enzima.
Quanto mais próximo ao pH ótimo, maior a atividade enzimática. Quanto mais distante, seja aumentando ou diminuindo o pH, menor será a sua atividade enzimática, podendo causar a sua desnaturação.
Atuação do pH na atividade enzimática
O pH vai ser importante para e digestão humana, pois irá variar dependendo do compartimento em quye ocorrerá a digestão, podendo ativar um inativar enzimas digestivas.
Dentre os locais importantes para a digestão estão:
- Boca: faz a digestão mecânica através dos dentes e química através da amilase salivar (ptialina). O pH da boca é 7.
Glândulas salivares, os dentes e a língua. Esses participam da digestão química (enzimas) e mecânica (mastigação).
- Estômago: lugar onde é secretado o suco gástrico contendo ácido clorídrico que torna o pH ácido. Ali ocorre a digestão das proteínas pela ação da pepsina. No recém-nascido existe uma enzima chamada renina para a digestão das proteínas presentes no leite. O pH do estômago é 2.
Localização do estômago humano
- Duodeno: é a primeira parte do intestino delgado, onde é secretado o suco entérico com enzimas para digerir proteínas, lipídios e carboidratos. Neste local há a atuação de duas glândulas anexas: o fígado, que produz a bile que servirá para emulsificar gorduras e o pâncreas que secretará bicarbonato de sódio para manter o pH 8, além de enzimas para a digestão proteínas, lipídios, carboidratos e ácidos nucleicos.
Vesícula biliar, pâncreas e duodeno
Por fim, o controle respiratório é mediado pela acidez sanguínea, já que quando realizamos alguma atividade física, liberamos muito gás carbônico e consequentemente o íon bicarbonato juntamente com H+, deixando o sangue ácido por diminuir o seu pH. Esta acidez sensibiliza o bulbo que controla o ritmo respiratório e acelera a respiração para que você libere mais CO2, alcalinizando o sangue.