História medieval de Portugal
Lirismo trovadoresco
Cantigas de escárnio e maldizer
Fernão Lopes e o Cancioneiro Geral
Gil Vicente
Humanismo
Humanismo é denominado o movimento literário que surgiu na Europa, a partir do século XV, durante o período de Renascimento Cultural. Significou um conjunto de valores sociais, filosóficos morais e éticos que focaram no ser humano e sua visão perante ao contexto vigente. Para alguns estudiosos, não significou uma escola literária em si, mas um período de transição entre o movimento Trovadoresco e o período do Classicismo, passagem que marcou a mudança temporal entre a Idade Média e a Idade Moderna (não só em Portugal, como em todo o contexto europeu).
Assim, como principais características, é possível perceber racionalidade, antropocentrismo, cientificismo, valorização do corpo humano e busca da beleza e perfeição. Em Portugal, o principal representante fora Fernão Lopes, guarda-mor da Torre do Tombo, a partir de 1418.O movimento ganhou espaço na literatura, música e teatro, finalizando com a chegada do poeta Sá de Miranda, em 1527.
O Humanismo também teve grandes fatores sociais e econômicos, sobretudo pelo surgimento de uma nova classe social, que ainda viria a abranger o contexto: a burguesia. Assim, os comerciantes, ao darem início à competição econômica contra a nobreza, começavam a ganhar espaço social e garantir relevância. Ademais, com a modificação dos sistemas feudais (expulsão dos camponeses pelos senhores feudais), ocorreu um período de fome e muitas doenças, fator que culminou para a chegada da Peste Negra (também chamada de peste bubônica e peste pneumônica), que matou milhares de pessoas por todo o continente europeu.
Também é necessário ressaltar que esse fora um período político marcado pelo Absolutismo, momento em que o poder - que havia sido descentralizado pela ascensão da burguesia - passa a ser dominado pelos reis.