Exclusivo para alunos

Bem-vindo ao Descomplica

Quer assistir este, e todo conteúdo do Descomplica para se preparar para o Enem e outros vestibulares?

Saber mais

Origem Judaica

O Cristianismo, que se inicia no chamado ano domini, enquanto monoteísta é advindo da religião judaica, já que Jesus Cristo era judaico. Traçamos então o primórdio da religião, com base na história criacionista.

Formação Hebraica

"Terra Prometida"

Guerras e escravidão

Era dos reis

Cativeira da Babilônia

História Hebraica

Os hebreus são povos semitas que tem sua origem na Mesopotâmia. Eles passaram pela Babilônia e pela Síria, mas se estabeleceram e viveram no Oriente Médi. Eles deram origem aos judeus e aos árabes, embora posteriormente o termo hebreu tenha sido associado somente ao povo judeu.

A história da política hebraica é dividida em três fases:

Fase dos Patriarcas: onde por volta de 1750 a.C. os hebreus migraram para o Egito onde se fixaram e conseguiram prosperar, mas era perseguidos pelos faraós egípcios que os perseguiram e os escravizaram. Em 1250 a.C. os hebreus saíram do Egito liderados por Moisés para voltar à Palestina. Segundo a Bíblia, na volta do hebreus à Palestina que Moisés recebeu as tábuas contendo os dez mandamentos de Deus.

Fase dos Juízes: momento em que chegaram a Palestina e esta estava habitada por vários - como os cananeus e os filisteus - contra os quais lutaram. Os hebreus, como estavam divididos em doze tribos, escolheram vários juízes para comandá-los na luta pelas terras.

Fase dos Reis: O primeiro rei foi Saul que suicidou após ser derrotado pelos filisteus e Davi foi seu sucessor que venceu Golias e conquistou o resto da Palestina. Ele escolheu Jerusalém como capital do reino. Com a morte de Davi, seu filho Salomão foi seu sucessor. Salomão levou o povo hebreu ao ponto mais elevado de grandeza realizando obras grandiosas.

Divisão da Palestina

Após a morte de Salomão ocorreram várias revoltas e as tribos foram divididas em dois reinos: Israel e Judá.

A formação dos reinos fizeram com que os hebreus ficassem fragilizados aos ataques vizinhos. Após diversos ataques, a Palestina foi dominada pelos macedônios, egípcios e romanos. O imperador romano Tito destruiu Jerusalém e expulsou os judeus da Palestina. Com isso, se iniciou a diáspora judaica, que durou mais de dezoito séculos. A Diáspora só chegou ao fim em 1948 quando a ONU criou o atual Estado de Israel.