Origem Judaica
Formação Hebraica
"Terra Prometida"
Guerras e escravidão
Era dos reis
Cativeira da Babilônia
Os hebreus são povos semitas que tem sua origem na Mesopotâmia. Eles passaram pela Babilônia e pela Síria, mas se estabeleceram e viveram no Oriente Médi. Eles deram origem aos judeus e aos árabes, embora posteriormente o termo hebreu tenha sido associado somente ao povo judeu.
A história da política hebraica é dividida em três fases:
Fase dos Patriarcas: onde por volta de 1750 a.C. os hebreus migraram para o Egito onde se fixaram e conseguiram prosperar, mas era perseguidos pelos faraós egípcios que os perseguiram e os escravizaram. Em 1250 a.C. os hebreus saíram do Egito liderados por Moisés para voltar à Palestina. Segundo a Bíblia, na volta do hebreus à Palestina que Moisés recebeu as tábuas contendo os dez mandamentos de Deus.
Fase dos Juízes: momento em que chegaram a Palestina e esta estava habitada por vários - como os cananeus e os filisteus - contra os quais lutaram. Os hebreus, como estavam divididos em doze tribos, escolheram vários juízes para comandá-los na luta pelas terras.
Fase dos Reis: O primeiro rei foi Saul que suicidou após ser derrotado pelos filisteus e Davi foi seu sucessor que venceu Golias e conquistou o resto da Palestina. Ele escolheu Jerusalém como capital do reino. Com a morte de Davi, seu filho Salomão foi seu sucessor. Salomão levou o povo hebreu ao ponto mais elevado de grandeza realizando obras grandiosas.
Divisão da Palestina
Após a morte de Salomão ocorreram várias revoltas e as tribos foram divididas em dois reinos: Israel e Judá.
A formação dos reinos fizeram com que os hebreus ficassem fragilizados aos ataques vizinhos. Após diversos ataques, a Palestina foi dominada pelos macedônios, egípcios e romanos. O imperador romano Tito destruiu Jerusalém e expulsou os judeus da Palestina. Com isso, se iniciou a diáspora judaica, que durou mais de dezoito séculos. A Diáspora só chegou ao fim em 1948 quando a ONU criou o atual Estado de Israel.