Exclusivo para alunos

Bem-vindo ao Descomplica

Quer assistir este, e todo conteúdo do Descomplica para se preparar para o Enem e outros vestibulares?

Saber mais

A formação da Guerra Fria

O professor Ricardo Marcílio fala sobre a Guerra Fria. Confira!

Conferências da Guerra Fria

Organizações econômicas da Guerra Fria

Crise dos mísseis

Fim da Guerra Fria

Geopolítica da Guerra Fria

No início do século XX vivia-se o conflito sobre quem dominaria o mundo, isso porque com a Segunda Revolução Industrial os países buscavam a expansão de seus mercados, o que culminou na Primeira Guerra Mundial e o revanchismo alemão levou à Segunda Guerra Mundial.

Contextualizando espacialmente, pode-se dizer que a Segunda Guerra mundial se concentrou no território alemão e posteriormente expandindo para leste e oeste. Com o fim deste conflito várias potências estavam destruídas, necessitando de reconstrução, sem condições de serem potências e, por sua vez, alcançar a liderança mundial.

Nesse momento apenas EUA e URSS eram as potências capazes de disputar este papel, pois reuniam as condições favoráveis para tal feito, tais como uma malha industrial, poder político e força militar. Contudo o questionamento era qual destas potências ocuparia o lugar na liderança mundial.

A denominada Velha Ordem Mundial refere-se ao período de ocorrência da chamada Guerra Fria, no pós Segunda Guerra Mundial, onde falava-se em mundo bipolar caracterizado por ter EUA (capitalista) e URSS (socialista) em lados opostos, tendo início em 1945 e terminando em 1989 com a queda do muro de Berlim. Há ainda outros eventos considerados marcos do fim da Guerra Fria, tais como, a reunificação alemã (1990) e o fim da URSS (1991).