Introdução sobre tipos de texto
O texto descritivo
O texto narrativo
O texto dissertativo
Os gêneros textuais
Textos verbais e não verbais
A leitura é uma atividade de captação de ideias de um autor e, para isso, espera-se que o leitor processe, critique ou avalie a informação que possui para obter um sentido e significado à leitura. De acordo com o dicionário Michaelis, interpretar é determinar com precisão o sentido de um texto. Logo, o leitor deve não só ler um texto, mas sim prestar atenção aos detalhes presentes na leitura, por exemplo, os elementos verbais
(palavras) e não verbais (imagens, símbolos).
Para interpretar um texto verbal é necessário, primeiramente, identificar se é um texto literário ou não literário. Observe a estrutura, se é escrito em prosa ou em verso e parta para a bibliografia para investigar outras informações, por exemplo, se a fonte é de um periódico ou de um livro de um autor conhecido da literatura. Dessa forma, pode-se inferir que o texto não literário apresenta uma informação e a importância é no que se diz, enquanto o texto literário o mais importante é a forma, o como se diz.
Além disso, os elementos verbais e não verbais, podem aparecer em um texto de forma integrada ou independente, apenas compartilhando o mesmo espaço. Logo, deve-se perceber o nível de interação entre os elementos para melhor interpretar um texto e saber decodificar a interação que os elementos possuem e que mensagem veiculam ao leitor.
Por fim, em um texto verbal, deve-se:
Observar quem fala no texto: eu lírico (poema), narrador, cronista, articulista (prosa);
Perceber o ponto de vista do enunciador, ou seja, a utilização da 1ª pessoa pessoa (visão particular) ou da 3º pessoa (visão coletiva);
Analisar os aspectos linguísticos (gramaticais), lexicais (escolha vocabular) e estilística (como se faz o uso da gramática);
Descobrir o estilo do poema;
Identificar recursos expressivos (figuras e funções da linguagem);
Relacionar à época contextual.
Enquanto nos textos não verbais, deve-se:
Observar os recursos gráficos;
Identificar os elementos fora da imagem;
Relacionar o texto não verbal com o conhecimento de mundo, de acordo com a coerência externa.