Definições de lírica
Lírica medieval
Lírica renascentista
Lírica barroca e árcade
Lírica romântica e modernista
Gênero lírico
Os textos do gênero literário lírico costumam ser breves, pois, diferentemente dos épicos/narrativos, não há uma história sendo contada, há a supressão do enredo. Versam sobre sentimentos, divagações e expressões do eu-lírico e é por meio deles que o indivíduo extravasa suas emoções, por isso a subjetividade é uma das características principais desse modo de escrita. Os poemas são textos que se enquadram, em sua maioria, nesse gênero. O eu-lírico é a voz que fala com o leitor dentro do texto. O poeta é autor do eu-lírico. É comum autores masculinos escreverem um eu-lírico do gênero oposto e vice-versa.
Os textos poéticos representam muito o gênero lírico, que mantém relações estreitas com a música. Antigamente, as obras eram acompanhadas por instrumentos musicais. Recursos sonoros se fazem presentes nesses textos até a atualidade, como métrica, rima e figuras de linguagem moram neles.
Métrica: organização silábica de acordo com a fala e não com a ortografia que privilegia a sonoridade dos versos. Conta-se desde a primeira sílaba até a última tônica do verso
Os versos podem ser classificados de acordo com as sílabas métricas:
- Versos de 5 e 7 sílabas métricas são chamados de redondilhas. Os de 5 sílabas métricas são chamados de redondilhas menores e os de 7, redondilhas maiores. Esses versos são muito populares.
- Versos de 8, 9, 10, 11 sílabas métricas/poéticas, por exemplo, são classificados de acordo com a sua quantidade. Ex: 11 sílabas métricas – versos hendecassílabos.
- Além desses, há os versos de 12 sílabas poéticas, ou também conhecidos como versos Alexandrinos. São muito importantes para a criação de textos épicos.
Rima: repetições sonoras no final dos versos. Podem ser avaliadas quanto a disposição nos versos e quanto a qualidade.
Outros recursos sonoros:
- Anáfora: repetição de um mesmo termo no início dos versos, gerando um eco proposital dentro do texto.
- Aliteração: Repetição de sons consonantais.
- Assonância: repetição de sons vocálicos.
- Refrão: não é uma figura de linguagem, mas um verso (ou conjunto de versos) que se repete a fim de criar ritmo.