A Classificação biológica
As Categorias taxonômicas
Reinos e Domínios
Sistemática moderna
Taxonomia e Classificação Biológica
A taxonomia é uma área da biologia que tem como objetivo classificar e agrupar os seres vivos em categorias de acordo com suas características e relações evolutivas. O sistema de classificação Systema Naturae, utilizado até hoje, foi desenvolvido por Carl Linneaus, e apresenta uma divisão dos seres vivos em categorias taxonômicas, das mais abrangentes para as menos abrangentes, e são elas o Domínio, o Reino, Filo, Classe, Ordem, Família, Gênero e Espécie.
Mnemônico para lembrar as categorias taxonômicas
De acordo com a classificação de Whittaker, existem cinco reinos: o reino Monera, o reino Protoctista, o reino Fungi, o reino Animalia e o reino Plantae. O reino Monera é o único com organismos procariontes, e os outros quatro são eucariontes.
A categoria de domínio foi criada por Woese, e fica acima da categoria de Reino. Os três domínios são o Archea (formado pelos seres procariontes, como as arqueas), o Bacteria (formado pelos seres procariontes, como bactérias e cianobactérias) e o Eukarya (formado pelos seres eucariontes).
Sistemática Moderna
As relações filogenéticas entre os seres são representadas na forma de cladograma. Em um cladograma, podemos observar o parentesco e as relações evolutivas entre diferentes táxons (aqui, táxon é qualquer categoria taxonômica, determinada a partir do objetivo do estudo). Um cladograma é formado por ramos (as linhas) que representam as linhagens evolutivas, e os nós (pontos de bifurcação) que representam um evento de cladogênese, de separação de linhagens. Cada nó indica o último ancestral comum entre as linhagens que se separaram.