O trabalho de Lineu
Categorias taxonômicas
Reinos taxonômicos
Princípios gerais em saúde
Imunização
Taxonomia
A taxonomia é uma área da biologia que tem como objetivo classificar e agrupar os seres vivos em categorias de acordo com suas características e relações evolutivas. O sistema de classificação Systema Naturae foi desenvolvido por Carl Linneaus. Ele apresenta categorias taxonômicas, das mais abrangentes para as menos abrangentes, e são elas o Domínio, o Reino, Filo, Classe, Ordem, Família, Gênero e Espécie.
O gênero deve ser escrito em destaque no texto, com itálico, negrito ou sublinhado. O nome da espécie é binomial, ou seja, é formado por um epíteto genérico (o nome do gênero), escrito com a primeira letra maiúscula, e um apíteto específico (o nome da espécie propriamente), escrito com todas as letras minúsculas. Este nome binomial também deve aparecer em destaque no texto.
Exemplo: Homo sapiens
De acordo com a classificação de Whittaker, existem cinco reinos: o reino Monera, o reino Protoctista, o reino Fungi, o reino Animalia e o reino Plantae. O reino Monera é o único com organismos procariontes, e os outros quatro são eucariontes. A categoria de domínio foi criada por Woese, e fica acima da categoria de Reino. Os três domínios são o Archea, o Bacteria e o Eukarya.
Saúde e Imunização
Ao estudar saúde, na verdade, estuda-se as doenças e formas de cuidados e tratamentos. As doenças podem ser congênitas, adquiridas ou hereditárias, e também podem ser diferenciadas por sua dispersão:
- endemia: a doença possui um número de casos constante em um determinado local;
- epidemia: é quando ocorre o surto de uma doença em um determinado local;
- pandemia: ocorre um surto de uma doença em escala global.
Existem vários tipos de imunização contra agentes patogênicos, que podemos destacar:
- Imunização Ativa: induz a produção de anticorpos e gera resposta imunológica. Esta pode ser: natural (como entrar em contato com a doença) ou artificial (tomar vacina). Neste tipo de imunização, é gerada uma memória imunológica.
- Imunização Passiva: ocorre quando o indivíduo recebe os anticorpos prontos e não gera resposta imunológica. Elas podem ser: natural (como o leite materno durante a amamentação) ou artificial (como o soro). Este tipo de imunização não possui capacidade de gerar memória imunológica.