Fática
Referencial
Poética
Para nos comunicarmos com alguém, podemos utilizar vários recursos como gestos, imagens, símbolos, palavras ou até mesmo expressões faciais e corporais. No entanto, a linguagem é a forma mais abrangente e efetiva que possuímos e, dependendo de nossa mensagem, podemos fazer inúmeras associações e descobrir o contexto ou a circunstância que aquela intenção comunicativa foi construída.
Existem dois tipos de linguagem, a verbal e a não-verbal. Na primeira, a comunicação é feita por meio da escrita ou da fala, enquanto a segunda é feita por meio de sinais, gestos, movimentos, figuras, entre outros. A linguagem assume várias funções, por isso, é muito importante saber as suas distintas características discursivas e intencionais. Em primeiro lugar, devemos atentar para o fato de que, em qualquer situação comunicacional plena, seis elementos estão presentes. Observe a imagem abaixo:
O emissor é o elemento responsável pela mensagem. É ele quem, como o próprio nome sugere, emite o enunciado. Por outro lado, o receptor é o elemento a quem se direciona o que se deseja falar, é, portanto, o destinatário ou ouvinte da mensagem. Ademais, há outros elementos que compõem o quadro comunicativo, são eles: a mensagem, informação que será transmitida; o contexto, também chamado de referente, é o assunto sobre o que se fala; o canal é o meio pelo qual se transmite ou propaga a mensagem e o código é o tipo de linguagem que a mensagem é produzida, por exemplo, no esquema acima é utilizada a Língua Portuguesa representada por meio da linguagem verbal para se transmitir uma mensagem.
Cada uma das seis funções que a linguagem desempenha está centrada em um dos elementos acima, ou na forma como alguns desses elementos se relacionam com os outros. Nesta aula, vamos focar em três delas, veja a seguir:
Função Fática
A função fática está centrada no canal, ou seja, no meio pelo qual se propaga ou transmite uma mensagem. Nesse caso, a finalidade é testar, estabelecer, prolongar ou interromper o processo de comunicação entre o emissor e o receptor. Veja o exemplo:
— Olá, como vai?
— Eu vou indo e você, tudo bem?
— Tudo bem…
A função fática envolve o contato entre o emissor e o receptor, seja para iniciar, prolongar, interromper ou simplesmente testar a eficiência do canal de comunicação. Na língua escrita, qualquer recurso gráfico utilizado para chamar atenção para o próprio canal (negrito, mudar o padrão de letra, criar imagem com a distribuição das palavras na página em branco) constitui um exemplo de função fática. No exemplo acima, as marcas linguísticas “Olá”, “como vai?” e “tudo bem?” são recursos utilizados para estabelecer a comunicação.
Função Poética
A função poética está centrada na mensagem, ou seja, o que está em destaque é a forma como ela é construída, de forma criativa. É, portanto, o trabalho poético realizado em um determinado contexto. Por exemplo:
“De repente do riso fez-se o pranto
Silencioso e branco como a bruma
E das bocas unidas fez-se a espuma
E das mãos espalmadas fez-se o espanto.”
(Vinícius de Morais)
Como destaca a própria mensagem, a função poética existe, predominantemente, em textos literários, resultantes da elaboração da linguagem, por meio de vários recursos estilísticos que a língua oferece. Contudo, é comum, hoje, observarmos textos técnicos que se utilizam de elementos literários para poder evidenciar um determinado sentido. Cabe destacar, também, que essa função utiliza vários recursos gramaticais, tais como: figuras de linguagem, conotação, neologismos, polissemia, etc.
Função Referencial
A função referencial, também conhecida como informativa ou denotativa, está centrada no contexto, ou seja, no referente. O objetivo dessa função é transmitir o assunto da mensagem de maneira objetiva, direta e impessoal. Veja o exemplo abaixo:
“Cientistas da Universidade de Oxford, no Reino Unido, anunciaram nesta segunda-feira (20) que, de acordo com resultados preliminares, a vacina da universidade para a Covid-19 é segura e induziu resposta imune no corpo dos voluntários. Os resultados, que já eram esperados pelos pesquisadores, se referem às duas primeiras fases de testes da imunização. A terceira fase está ocorrendo no Brasil, entre outros países. O efeito deve ser reforçado após uma segunda dose da vacina, segundo os cientistas.
Disponível em: https://g1.globo.com/bemestar/vacina/noticia/2020/07/20/vacina-de-oxford-para-covid-19-e-segura-e-induz-resposta-imune-anunciam-cientistas.ghtml
Como a finalidade é destacar a mensagem, utiliza-se determinadas marcas gramaticais, tais como: o uso da 3ª pessoa, denotação, impessoalidade, predominância de frases declarativas e precisão. Essa função pode ser encontrada em textos jornalísticos, científicos, didáticos, etc.