Relação entre cargas e Força elétrica
Relação entre distância e Força elétrica
Lei de Coulomb
Usando a Lei de Coulomb
Relação de forças alterando cargas e distância
Calculando a constante eletrostática
Gráfico da força em função da distância
O inicio de eletrostática consiste em entender o que é uma carga elétrica e como eu posso carregar algum objeto eletricamente. Agora nos vamos estudar o produto dessa interação, ou seja, o que eu consigo observar a partir dessa interação. Essa “coisa” recebe o nome de Força elétrica.
Imagine que você tenha uma carga elétrica pontual (isso quer dizer que ela tem forma de ponto) e aproxima dessa carga uma outra carga elétrica pontual. Ao aproximar você produzira uma força de atração ou repulsão entre essas cargas. A força ser atrativa ou repulsiva depende da natureza das cargas.
Caso as cargas apresentem o mesmo sinal, a força elétrica será de repulsão. Cargas de mesmo sinal podem ser “+ com +” ou “- com -”.
Caso as cargas apresentem sinais opostos, a força elétrica será de atração. Para lembrar disso, você pode utilizar aquela icônica frase que você manda para a crush:
“Os opostos se atraem, mas os iguais se repelem.”
(...Só não manda se vocês forem parecidos...)
Fórmula da força elétrica
O esquema anterior no ajuda na descrição do vetor força elétrica, dando direção e sentido. Mas ele não fornece módulo. Para calcular o módulo da força elétrica, você utiliza a seguinte expressão:
Sendo:
- é a constante eletrostática do méio. Normalmente, as questões utilizam o vácuo. O valor do do vácuo é: K = 9 . 109 Nm²/C²
- é o valor da primeira carga. (lembre-se que esta em módulo).
- é o valor da segunda carga. (que também esta em módulo).
- é a distância entre as duas cargas.
Obs.: As forças de atração e repulsão elétrica formam par ação-reação.