Exclusivo para alunos

Bem-vindo ao Descomplica

Quer assistir este, e todo conteúdo do Descomplica para se preparar para o Enem e outros vestibulares?

Saber mais

Fluxo Magnético

Nesta aula o professor Rodrigo Trevisano, irá descomplicar tudo sobre fluxo magnético.

Blindagem Eletrostática

Gráficos

Fluxo Magnético

Suponha uma superfície plana de área A que é colocada na presença de um campo magnético uniforme e de indução magnética B. Seja n normal à superfície e  o ângulo que n faz com a direção da indução magnética, veja:

Dessa forma, podemos definir fluxo magnético pela letra Φ(fi), como sendo o produto entre a indução magnética, a área da superfície plana e o cosseno do

Φ=B.A.cos(θ)

Lembrando que a indução magnética trata-se de grandeza vetorial, sendo assim, ela possui módulo, direção e sentido. No Sistema Internacional de Unidades (SI), a unidade de fluxo magnético é o weber, em homenagem ao físico alemão que viveu no século XIX e, juntamente com Gauss, estudou o magnetismo terrestre. A unidade da indução magnética (B) é o tesla (T).

O fluxo magnético pode ser entendido como sendo o número de linhas de indução que atravessam a superfície, assim sendo, podemos concluir que quanto maior o número de linhas que atravessam a superfície maior será o valor do fluxo magnético.

Blindagem Eletromagnética

Tem sido utilizado um método eficaz para se eliminar o ruído magnético, que consiste em em torcer os pares de fios, com passo de torção balanceado e uniforme. Com essa torção, em vez de se ter um circuito como ocorre em um par paralelo e linear, é formada uma série de circuitos adjacentes. Qualquer campo magnético que passar através desse par torcido tenderá a ser eliminado pelos circuitos adjacentes, pois as correntes induzidas por campos magnéticos para dentro dos circuitos adjacentes em cada fio estarão em direções opostas. Os passos de torção entre 50 e 75 mm, são os mais recomendados tanto em eficiência na atenuação eletromagnética, como em velocidade de produção, contribuindo para um custo industrial menor.