Os modalizadores
Sinonímia/Antonomínia; Hiperonímia/Hiponímia
Paronímia/Homonímia e Polissemia
Indicadores modais
Os indicadores modais, também conhecidos como modalizadores, são palavras ou expressões que projetam um ponto de vista do enunciador acerca do que está sendo anunciado, revelando diferentes intenções comunicativas. Observe os anunciados a seguir:
1. Brasil terá crescimento inferior ao esperado nos próximos semestres devido à crise no exterior
2. É possível que o Brasil tenha crescimento inferior ao esperado nos próximos semestres devido à crise no exterior.
No primeiro enunciado, o autor se responsabiliza pela afirmação e, caso sua ideia seja contestada por outros especialistas, terá de sustentar sua opinião. No entanto, no segundo enunciado, o autor faz apenas uma previsão, ou seja, não afirma corretamente, não assume a responsabilidade do erro. Embora seja também uma afirmação, é uma maneira mais segura de afirmar.
Alguns elementos linguísticos capazes de traduzir esse fenômeno, por exemplo:
- Expressões cristalizadas (é provável, é possível, etc).
- Advérbios e locuções adverbiais (talvez, provavelmente, certamente, obrigatorimente, etc).
- Determinados verbos auxiliares (dever, poder, etc).
Relações semânticas entre palavras
A semântica é uma área que estuda o significado das palavras, das frases e das expressões em determinados contextos. Muitas vezes, os significados podem receber diferentes interpretações por estarem em uma determinada situação comunicativa. Assim, as relações de sentido podem ser estabelecidas a partir de alguns fenômenos conhecidos como: sinonímia, antonímia, hiperonímia, hiponímia, paronímia, heteronímia e homonímia.