Exclusivo para alunos

Bem-vindo ao Descomplica

Quer assistir este, e todo conteúdo do Descomplica para se preparar para o Enem e outros vestibulares?

Saber mais

Exercício sobre funções dos elementos figurados do sangue

O professor Nelson Paes faz exercícios sobre o tecido conjuntivo sanguíneo. Confira!

Exercício sobre Diferenças entre os tipos celulares do sangue

Exercício sobre leucócitos

Exercício sobre diapedese

Exercício sobre plaquetas

Exercício sobre coagulação sanguínea

Exercício sobre disfunções sanguíneas

O sangue tem como sua principal função é o transporte de gases, nutrientes, hormônios e outras substâncias. Ele é transportado por vasos sanguíneos, e a troca das substâncias com os tecidos ocorre nos capilares. Ele é formado por uma parte líquida, que forma o plasma sanguíneo, e uma parte sólica, formada por elementos figurados (células e plaquetas).

Dentre as células do sistema sanguíneo, temos as hemácias, responsáveis pelo transporte de oxigênio, por conta da presença da proteína hemoglobina para esta função. São células que não apresentam núcleo nem mitocôndria, sendo constantemente produzidas pela medula vermelha. Já os glóbulos brancos estão diretamente relacionados à defesa do organismo, podendo fazer fagocitose (como os neutrófilos e os eosinófilos, assim como os monócitos que irão se diferenciar em macrófagos), atuar na resposta alérgica (como os basófilos) e na produção de anticorpos (como os linfócitos).

Por fim, encontramos as plaquetas, que são fragmentos celulares do Megacariócito. Elas tem uma importante função no processo de coagulação sanguínea, evitando o sangramento constante, e atuam na cascata de coagulação, para formação da fibrina, como mostra a imagem abaixo.