Exercício sobre aspectos gerais do Trovadorismo
Exercício sobre tipos de cantigas
Exercício sobre aspectos formais das cantigas
Exercício sobre diferenças entre cantigas líricas e satíricas
Exercício sobre Trovadorismo e Modernismo
Trovadorismo
O Trovadorismo, movimento literário marcado pela presença de cantigas, pode ser considerado o primeiro grande momento da literatura da Europa medieval (entre os séculos XI e XIV). Na época em questão, os textos eram feitos em formatos musicais (cantigas), feitas para serem cantadas e tocadas por meio de instrumentos musicais (flauta, viola, alaúde, etc). Tais cantigas eram divididas em líricas (focadas nos sentimentos e emoções) e satíricas (com análises críticas a determinados assuntos).
Humanismo
Humanismo é denominado o movimento literário que surgiu na Europa, a partir do século XV, durante o período de Renascimento Cultural. Significou um conjunto de valores sociais, filosóficos morais e éticos que focaram no ser humano e sua visão perante ao contexto vigente. Para alguns estudiosos, não significou uma escola literária em si, mas um período de transição entre o movimento Trovadoresco e o período do Classicismo, passagem que marcou a mudança temporal entre a Idade Média e a Idade Moderna (não só em Portugal, como em todo o contexto europeu).
Assim, como principais características, é possível perceber racionalidade, antropocentrismo, cientificismo, valorização do corpo humano e busca da beleza e perfeição. Em Portugal, o principal representante fora Fernão Lopes, guarda-mor da Torre do Tombo, a partir de 1418.O movimento ganhou espaço na literatura, música e teatro, finalizando com a chegada do poeta Sá de Miranda, em 1527.
O Classicismo
O Classicismo é o nome atribuído à produção literária durante o período do Renascimento, que foi um grande movimento artístico, cultural e científico que ocorreu na Europa, no século XVI. O movimento Renascentista retomar os ideais da Antiguidade Clássica (Grécia e Roma antigas), que são vistas como o berço do saber e da civilização. Essa valorização do Antigo pressupõe a negação dos valores e formas medievais, dando espaço aos interesses do homem do século XVI, que se volta para a realidade concreta e acredita na sua capacidade de transformar o mundo.
Na literatura portuguesa, o maior nome do Classicismo é Luís Vaz de Camões, que tem relevância não apenas em Portugal, mas é reconhecido como um dos maiores poetas da Era Clássica. Sua produção literária costuma ser dividida em três vertentes: a filosófica, a lírica e a épica. Esta última, veremos com maior profundidade na aula de hoje.