Exclusivo para alunos

Bem-vindo ao Descomplica

Quer assistir este, e todo conteúdo do Descomplica para se preparar para o Enem e outros vestibulares?

Saber mais

Questão 1: Substâncias de Reserva

Neste vídeo, o professor Alexandre Bandeira te dará o conhecimento sobre as substâncias de reserva energética em nosso corpo e suas funções no organismo.

Questão 2: Tecido Conjuntivo

Questão 3: Processos Alérgicos

Questão 4: Anticorpos

Questão 5: Tecido Cartilaginoso

Questão 6: Produção de Glicoproteínas

O Tecido Conjuntivo tem como principal característica a grande quantidade de substância intercelular e a origem mesodérmica. A substância amorfa que fica entre as células é fabricada pelo fibroblasto. Estas células originarão outros tipos de células do tecido conjuntivo. Ele pode ser dividido em tecido conjuntivo propriamente dito, tecido ósseo, tecido cartilagenoso, tecido hematopoiético e tecido adiposo.

Tecido conjuntivo propriamente dito (TCPD)

Sustenta e nutre outros tecidos que não possuem vascularização, e é considerado um tecido de preenchimento e sustentação. Também são encontrados em tendões, ligamentos e serosas. Entre as células que constituem este tecido, os fibroblastos ou fibrócitos são as células que irão dar origem às fibras que podem ser fibras colágenas (que são formadas de colágenos e resistentes à tração), fibras elásticas (que são formadas de elastina e conferem elasticidade) e fibras reticulares (compostas por reticulina, conferem sustentação). Os macrófagos, plasmócitos e mastócitos também participam deste tecido, relacionados a imunidade do organismo.

Tecido adiposo

É um tecido que apresenta como principal célula os adipócitos (células que acumulam gordura (lipídios)). Tem como funções: isolante térmico, proteção mecânica, isolante elétrico, degradação de toxinas, além de participarem da formação de hormônios.

Tecido cartilaginoso

Possui fibras colágenas e elásticas, com consistência firme e flexível que o permite sustentar diversas partes do corpo. Como ele é um tecido não vascularizado, está sempre ligado ao pericôndrio, um TCPD rico em vasos sanguíneos. Os condroblastos são células jovens, que irão se tornar células maduras, chamadas de condrócitos, que formam a matriz cartilaginosa.