Questão 1: Características de Cordados
Questão 2: Estudos dos Protocordados
Questão 3: Notocorda
Questão 4: Classificação de Cordados
Questão 5: Circulação dos Peixes
Questão 6: Peixes Ósseos
Questão 7: Bexiga Natatória
Os cordados são animais deuterostômios, triblásticos e celomados, com simetria bilateral, segmentação no período embrionário e sistema digestório completo. O que define um representante do filo Chordata é presença, em alguma etapa da vida, de notocorda (orienta o eixo do embrião e ajuda na sustentação dos organismos), fendas branquiais e tubo nervoso dorsal, além de uma cauda.
Protocordados
São os urocordados (ascídias) e os cefalocordados (anfioxos). Urocordados não possuem uma coluna vertebral, mas ainda são dotados de notocorda durante a fase larval. Em sua maioria, são seres vivos sésseis, e recobertos por uma túnica. Já cefalocordados são cordados marinhos e pequenos, que vivem soterrados no substrato. Sua notocorda é permanente e apresenta um tubo neural dorsal. São valiosos no estudo da embriologia, tendo em vista que seu desenvolvimento embrionário inicial é comparável ao dos seres humanos.
Agnatos
Agnatos são vertebrados desprovidos de mandíbulas. Essa Classe compreende lampreias e peixes-bruxa. Em geral, estes seres não apresentam nadadeiras peitorais, e seu esqueleto é cartilaginoso, não havendo calcificação
Peixes
Os peixes podem ser divididos em dois grandes grupos:
- Peixes cartilaginosos (Condrictes): Esse grupo inclui tubarões e raias. São peixes geralmente oceânicos, dotados de escamas que recobrem sua pele e de um esqueleto totalmente formado por cartilagem, com suas fendas branquiais laterais sem proteção. Não apresentam bexiga natatória como os peixes ósseos (Osteichthyes), portanto contam com o fígado gorduroso para manter flutuabilidade.
- Peixes ósseos (Osteictes): Os peixes ósseos são peixes que apresentam esqueletos ósseos. É a vasta maioria dos peixes, representando a maior biodiversidade dentre os vertebrados. É importante saber que esses animais apresentam arcos branquiais (responsáveis por sua respiração) protegidos por um opérculo, esqueleto predominantemente ósseo, excreção de amônia e uma bexiga natatória que os confere flutuabilidade.