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Exercício sobre Quinhentismo

Exercício sobre Quinhentismo

Exercício sobre Quinhentismo e Modernismo

Exercício sobre Barroco

Exercício sobre a lírica satírica de Gregório de Matos

Exercício sobre Arcadismo

Literatura Colonial 

No século XVI, momento histórico marcado pelas grandes navegações, os portugueses navegavam em busca de novas terras e acordos comerciais. Em 1500, com o intuito de encontrar o caminho das Índias, os navegantes acabaram avistando as terras brasileiras e, desde então, iniciou-se um grande processo colonizador ao território encontrado e aos índios que ali habitavam.

Quinhentismo

O período quinhentista é marcado pelo início do processo de colonização no Brasil. Não se trata de uma corrente literária, pois sua contribuição é muito mais histórica e informativa sobre aquele momento, uma vez que é caracterizada pelo choque cultural entre índios e europeus: os primeiros contatos, as relações de troca, a linguagem, a diferença entre os valores e hábitos e, também, a exploração indígena. Além disso, devido as cartas de Pero Vaz de Caminha, escrivão português, tivemos acesso às informações e relatos daquele período, tais como a descrição climática e geográfica. Contudo, essas manifestações propiciaram condições para as futuras produções literárias do Brasil colonial e fomentaram na criação de uma escrita artística voltada ao ambiente, ao homem e à formação cultural do país.

Literatura informativa

Também chamada de literatura da informação, é conhecida pelos relatos e descrições do território brasileiro durante os primeiros anos no processo de colonização brasileira. Os textos tinham o intuito de informar aos governantes de Portugal sobre o território explorado sobre os interesses comerciais: exploração de matéria-prima, área favorável para a implementação de colônias, a abundância de minérios, a grandiosidade da fauna, o contato com os indígenas, entre outros. Veja um exemplo da carta de Pero Vaz de Caminha, ao abordar sobe os indígenas do país:

"Ali veríeis galantes, pintados de preto e vermelho, e quartejados, assim pelos corpos como pelas pernas, que, certo, assim pareciam bem. Também andavam entre eles quatro ou cinco mulheres, novas, que assim nuas, não pareciam mal. Entre elas andava uma, com uma coxa, do joelho até o quadril e a nádega, toda tingida daquela tintura preta; e todo o resto da sua cor natural. Outra trazia ambos os joelhos com as curvas assim tintas, e também os colos dos pés; e suas vergonhas tão nuas, e com tanta inocência assim descobertas, que não havia nisso desvergonha nenhuma"

Literatura jesuítica

A literatura jesuítica ou também intitulada como literatura de catequese surgiu com a chegada dos jesuítas ao Brasil-Colônia. Os jesuítas vieram à terra tupiniquim para catequizar os índios e, segundo a ideologia cristã, era uma maneira de livrá-los de seus “pecados” e conhecer a Deus, além de conquistar novos fiéis e, assim, expandir o catolicismo. Os principais nomes da literatura informativa são José de Anchieta, Manuel da Nóbrega e Fernão Cardim. É importante dizer, ainda, que os colonizadores ficaram insatisfeitos com a atuação dos jesuítas, visto que os índios eram usados como mão de obra escrava para a extração da árvore Pau Brasil e, sendo influenciados pelo catolicismo, muitos acabavam sendo protegidos pelos jesuítas para outros fins.

Barroco

Marcado pelos ideais renascentistas do século XVI, o homem passa a se distanciar, aos poucos, do pensamento teocêntrico e aproxima-se das influências do antropocentrismo. Neste sentido, essa corrente literária é marcada pela dualidade ideológica, uma vez que no movimento da Contrarreforma na Europa, no século XVII, os indivíduos mostram-se divididos entre continuar seguindo os valores cristãos que os regiam, ou assumirem uma nova visão materialista do mundo e do homem. Carregados de composições que apresentavam o embate entre "fé" e "razão", as expressões literárias também apresentavam o uso exacerbado de figuras de linguagem, além de estruturas no campo semântico, como o cultismo (jogo de palavras) e conceptismo (jogo de ideias). Os principais autores brasileiros foram Padre Antônio Vieira e Gregório de Matos. 

  Arcadismo

A corrente literária árcade, influenciada pelos ideais do Iluminismo no século XVIII, visava retornar alguns marcos artísticos do período renascentista. Com o intuito de promover o racionalismo na poesia - uma vez que o período da dualidade barroca deu espaço ao antropocentrismo – o Arcadismo é caracterizado pela temática mais pastoril e bucólica, contrariando os apegos materialistas que marcavam aquele momento e resgatando alguns aspectos da cultura clássica. No Brasil, os principais autores - que priorizaram os lemas árcades e buscavam um distanciamento das mudanças sociais vigentes - foram Tomás Antônio Gonzaga e Cláudio Manoel da Costa.