Exclusivo para alunos

Bem-vindo ao Descomplica

Quer assistir este, e todo conteúdo do Descomplica para se preparar para o Enem e outros vestibulares?

Saber mais

Exercícios de Características Gerais dos Fungos

Neste vídeo, você verá as principais características encontradas no Reino Fungi. Os fungos são eucariontes, pluri ou unicelulares, heterotróficos por absorção (sapróbios), aeróbicos facultativos, podem ser parasitas, associam-se com raiz, formando micorriza, ou com bactérias/cianobactérias, formando liquens, além de serem decompositores. Material: http://desconversa.com.br/wp-content/uploads/2014/12/Materialdeapoioextensivo-biologia-exercicios-fungos.pdf

Exercícios Sobre Importância Econômica dos Fungos

Exercícios sobre Micoses

Exercícios sobre Utilização dos Fungos

O Reino Fungi possui organismos com células eucariontes com parede celular de quitina, são decompositores heterotróficos por absorção, sendo o glicogênio a substância de reserva. Podem ser tanto unicelulares, como as leveduras, ou pluricelulares, como os cogumelos, e estes sem formarem tecidos verdadeiros. Os fungos possuem filamentos de células conhecidas como hifas e seu conjunto é conhecido como micélio. A parte dos fungos que forma uma estrutura externa/para fora do substrato (terra, árvore...) é chamado de corpo de frutificação, popularmente chamada de chapéu.

Os fungos podem ser divididos em ascomicetos (unicelulares - como as leveduras, ou pluricelulares), basidiomicetos (como os cogumelos), zigomicetos (como o bolor) e os deuteromicetos (normalmente parasitas de plantas). Os fungos podem se reproduzir de forma assexuada (brotamento, fragmentação e esporulação) e sexuada (com a fusão de hifas haploides).

Possuem grande importância médica e econômica: alguns organismos causam doenças como a micose, frieira e histoplasmose; são utilizados para produção de antibióticos; podem ser utilizados na alimentação (cogumelos) ou em processos metabólicos, como a fermentação alcoólica na produção de massas e bebidas e a fermentação lática na produção de queijos e vinagre.