Exclusivo para alunos

Bem-vindo ao Descomplica

Quer assistir este, e todo conteúdo do Descomplica para se preparar para o Enem e outros vestibulares?

Saber mais

Exercício sobre características gerais dos fungos

O professor Rubens Oda resolve exercício sobre características gerais dos fungos. Confira!

Exercício sobre diferenças entre fungos e plantas

Exercício sobre condições para multiplicação dos fungos

Exercício sobre adaptações das plantas

Exercício sobre dispersão de sementes

Exercício sobre adaptações reprodutivas das plantas

Exercício sobre reprodução de angiospermas

Fungos

O Reino Fungi possui organismos com células eucariontes com parede celular de quitina, são decompositores heterotróficos por absorção, sendo o glicogênio a substância de reserva. Podem ser tanto unicelulares, como as leveduras, ou pluricelulares, como os cogumelos, e estes sem formarem tecidos verdadeiros. Os fungos possuem filamentos de células conhecidas como hifas e seu conjunto é conhecido como micélio. A parte dos fungos que forma uma estrutura externa/para fora do substrato (terra, árvore...) é chamado de corpo de frutificação, popularmente chamada de chapéu.

 

Plantas

O reino Plantae também pode ser chamado de reino vegetal, Metaphyta ou mesmo Embriófitas. Apresentam organismos eucariontes com parede celular de celulose, são autotróficos, capazes de realizar fotossíntese (apresentam cloroplastos), e uma das principais características do grupo é que, após a fecundação, forma-se um embrião que fica protegido por células estéreis, chamadas de gametângios. Todas as plantas também apresentam um ciclo reprodutivo haplodiplobionte, que apresenta duas gerações (metagênese).

Briófitas

Conhecidas como “musgos” ou “hepáticas“, são pequenas plantas de ambiente úmido, totalmente dependentes da água para a reprodução (deslocamento do anterozoide flagelado até a oosfera). As briófitas não possuem vasos de condução, assim, as substâncias são transportadas célula a célula, limitando o seu tamanho. No ciclo reprodutivo, apresentam o gametófito como fase dominante.

Pteridófitas

São os primeiros vegetais a apresentarem vasos de condução. Portanto, conseguem atingir um tamanho maior e já possuem órgãos verdadeiros como raiz, caule e folhas. No entanto, apesar de terem o esporófito como fase dominante, ainda dependem de água para a reprodução. Os maiores exemplos desse grupo são as samambaias e as avencas. Deste grupo em diante, a fase de esporófito é a dominante, e todos apresentam tecidos verdadeiros. Estas plantas e as briófitas apresentam um gameta masculino flagelado, sendo dependente da água para reprodução.

Gimnospermas

São plantas vasculares com tecidos vedadeiros. Possuem folhas perenefólias (permanecem durante todo o ano) e aciculifoliada (forma de agulha que evita a perda de água). Apresentam sementes que não ficam protegidas em frutos, sendo um grupo de árvores de médio a grande porte, e comuns de regiões mais frias e temperadas. Apresentam tecidos verdadeiros e suas folhas recebem o nome de aciculadas, por conta do formato de agulha. Apresenta uma estrutura reprodutiva chamada de estróbilo e a semente fecundada é popularmente conhecida como pinhão.

Angiospermas

É o grupo vegetal de maior diversidade no planeta. Este sucesso se deve principalmente com a relação dos animais, principalmente com os insetos. São as únicas plantas que apresentam flores e frutos, possuindo uma grande diversidade de espécies. As angiospermas são divididas em dois principais grupos: Monocotiledôneas (ex. Bambu, milho, cana de açúcar) e Dicotiledôneas (ex. roseira, feijão, cacto, tomate). No seu ciclo reprodutivo, há uma dupla fecundação, onde primeiro é formado um zigoto (2n) e depois um endosperma (3n) que ajuda na nutrição do novo organismo. Junto com as gimnospermas, formam um grupo onde o gameta masculino é transportado pelo grão de pólem, não dependendo da água para reprodução.