Exercício para calcular tamanho do recipiente
Exercício para calcular dilatação aparente
Exercício de mudança da densidade de líquidos
Exercício de determinação do coeficiente aparente
Exercício de caso anômalo da água
Exercício relacionando a anomalia da água graficamente
Exercício de dilatação aparente do líquido
Dilatação volumétrica aparente
Quando estamos dilatação dos sólidos, vimos que ao aumentar a temperatura de um corpo, o mesmo aumenta seu espaço ocupado. Para líquidos não será diferente. Ao colocar um líquido (água, por exemplo) em um recipiente e aquecer o conjunto, vamos notar que não só o recipiente, mas o líquido também vai sofrer dilatação.
O que podemos notar com esse experimento é que os líquidos vazam para fora do recipiente. Isso mostra que líquidos dilatação mais que sólidos ao serem submetidos a mesma variação de temperatura. Isso acontece por que os coeficientes de dilatação volumétrica dos líquidos são maiores que os coeficientes de dilatação volumétrico dos sólidos. Vale também lembrar que a dilatação dos líquidos será sempre volumétrica já que ele ocupa o espaço disponível do recipiente ao qual ele é colocado.
Por conta da maior dilatação dos líquidos, para um copo de água cheio, podemos perceber que, com o aumento da temperatura, teremos parte do líquido extravasado para fora do recípiente. Essa parte chamamos de dilatação aparente. A dilatação aparente é a diferença entre a dilatação a mais que o líquido tem em relação a dilatação do recipiente.
Dilatação anômala da água
No estudo da dilatação dos sólidos e líquidos vimos que o aumento da temperatura de um corpo faz ele dilatar, em contra partida, a diminuição da temperatura do corpo faz ele contrair. Com a água isso não é totalmente verdade. A água entre 0°C e 4°C dilata-se de maneira inversa, isto é, nessa faixa de temperatura, ao ser aquecida, ela se contrai e ao ser resfriada ela se expande. Observe o gráfico de volume por temperatura.