Exclusivo para alunos

Bem-vindo ao Descomplica

Quer assistir este, e todo conteúdo do Descomplica para se preparar para o Enem e outros vestibulares?

Saber mais

Questão 1: Perpetuação da Espécie

Seres vivos possuem estruturas complexas, e sua perpetuação é uma parte fundamental de sua existência. A questão aborda o mecanismo principal adotado pelos organismos para garantir sua perpetuação ao longo do tempo.

Questão 2: Mutações

Questão 3: Eucarionte x Procarionte

Questão 4: Evolução

Questão 5: Estruturas Celulares

Questão 6: Tipos de Células

Questão 7: Reprodução Assexuada

Todos os seres vivos possuem características em comum que os fazem serem classificados assim. A seguir, temos uma lista destas características:

  • A menor parte que constitui um ser vivo é a célula, sendo considerada também a menor unidade biológica. Todas as células irão apresentar membrana plasmática e citoplasma, além de um material genético próprio. A célula pode ser procarionte ou eucarionte. Os seres vivos podem também podem ser caracterizadas pelo número de células que possuem, podendo ser unicelular ou pluricelular.
  • Todos os seres vivos apresentam material genético, que armazena as informações e controla as atividades da célula, armazenando as informações genéticas, além de poderem ser transmitidos para as próximas gerações, segundo o conceito de hereditariedade.
  • Apresentam metabolismo, que pode ser dividido em catabolismo (reações de quebra) e anabolismo (reações de síntese).
  • Os seres vivos conseguem reconhecer um estímulo do ambiente e reagir a ele, e chamamos essa capacidade de irritabilidade.
  • Todos os seres vivos precisam de nutrientes para sobreviver, e apresentam estratégias para isso. A obtenção de nutrientes pode ocorrer de maneira autotrófica, heterotrófica ou mixotróficos.
  • Organismos vivos apresentam a capacidade de se reproduzir, gerando descendentes. A reprodução pode ser assexuada ou sexuada.
  • Processos evolutivos, como mutação, deriva gênica e seleção natural, atuam sobre todos os seres vivos, e com isso eles são capazes de sofrer alterações ao longo do tempo.
  • Todos os seres vivos são formados por compostos químicos, que podem ser orgânicos, como por exemplo a glicose, aminoácidos e lipídios, ou inorgânicos, como a água e os sais minerais.