Exercício sobre características dos reinos
Exercício sobre evolução dos seres vivos
Exercício sobre características gerais
Exercício sobre relações entre autotróficos e heterotróficos
Exercício sobre níveis de organização
Exercício sobre vírus e bactérias
Exercício sobre tipos de metabolismo
Todos os seres vivos possuem características em comum que os fazem serem classificados assim. A menor estrutura que constitui um ser vivo é a célula, e ela pode ser eucarionte (animal ou vegetal) ou procarionte, dependendo do reino.
Também possuem um material genético próprio (formado por ácidos nucleicos) e apresentam diversas reações químicas que realizam as mais diversas funções no organismo, o chamado metabolismo. Os seres vivos conseguem reconhecer um estímulo do ambiente e reagir a ele, e chamamos essa capacidade de irritabilidade.
Todos os organismos vivos também podem se reproduzir (assexuadamente ou sexuadamente) e sofrem com os efeitos da evolução (como mutação, deriva gênica e seleção natural).
Veja a seguir as principais características de cada reino:
- Reino Monera (bactérias e cianobactérias): unicelulares, procariontes, autotróficos ou heterotróficos, aeróbica ou anaeróbica.
- Reino Fungi (fungos): unicelulares ou pluricelulares, eucariontes (célula com parede celular de quitina), heterotróficos por absorção, aeróbicos ou anaeróbicos.
- Reino Protoctista: unicelulares ou pluricelulares, eucariontes (com ou sem parede celular), autotróficos ou heterotróficos, aeróbicos.
- Reino Plantae: pluricelulares, eucariontes (com parede celular de celulose), autotróficos e aeróbicos.
- Reino Animalia: pluricelulares, eucariontes (sem parede celular), heterotróficos por ingestão e aeróbicos.
Os vírus são organismos que apresentam tanto características de matéria bruta (não apresentam células, não têm metabolismo próprio em vida livre e não respondem a estímulos) quanto características de seres vivos (apresentam material genético próprio e sofrem influência da evolução).