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Barroco
Marcado pelos ideais renascentistas do século XVI, em que o indivíduo dá início ao seu processo de distanciamento do pensamento teocêntrico (voltado para a vertente religiosa), pode-se compreender uma aproximação das influências do antropocentrismo, momento em que a racionalidade é valorizada. Assim, o Barroco, corrente literária marcada pela dualidade ideológica, buscou apresentar as análises e desenvolvimentos de autores sobre os movimentos da Reforma e Contrarreforma na Europa. Os indivíduos, que se vêem divididos entre continuiar seguindo os valores cristãos, ou assumir a nova visão materialista sobre o mundo, apresentam seus questionamentos nos textos, além de ressaltarem as problemáticas vigentes, como o governo, divergências no cenário da religião, etc.
Contexto histórico
São inúmeros os acontecimentos que marcaram o período barroco (no século XVII) e fizeram com que os indivíduos passassem, cada vez mais, a se afastar dos ideais cristãos. Tais fatos nos ajudam a entender a razão do surgimento, durante a Contrarreforma, da Santa Inquisição, atuante sobretudo nos países ibéricos e em suas colônias ultramarinhas. Dentre eles, devemos ressaltar: renascimento, divisão da sociedade em três classes (clero, nobreza e o Terceiro Estado), Reforma Protestante (iniciada no século XVI), além da Contrarreforma, movimento liderado pela igreja para combater a ideia antropocêntrica.
Características do Barroco
Na literatura, é possível ver com clareza essa visão dualista, que garante aos autores o posicionamento radical sobre alguma frente, como também busca investigar as problemáticas sociais. As principais características do movimento são:
- Conflito entre a visão antropocêntrica e visão teocêntrica;
- Oposição entre o mundo material e o mundo espiritual;
- Idealização amorosa, sensualismo e sentimento de culpa cristã;
- Consciência sobre a efemeridade do tempo;
- Sentimento de morbidez;
- Gosto por raciocínios complexos.
Além disso, os aspectos formais referentes ao Barroco são:
- Uso de figuras de linguagens, tais como antítese, paradoxo e inversão;
- Uso do soneto e versos decassílabos;
- Vocabulário culto;
- Gosto por construções complexas e raras;
- Cultismo (jogo de palavras);
- Conceptismo (jogo de ideias).