Questão 1: Características de anelídeo
Questão 2: Reprodução de moluscos
Questão 3: Reprodução de anelídeos
Questão 4: Alimentação de sanguessugas
Questão 5: Características de moluscos
Questão 6: Respiração de moluscos
Questão 7: Adaptações dos gastrópodes
Questão 8: Introdução de espécies
Anelídeos
Os anelídeos são animais invertebrados com corpo cilíndrico e segmentado. São celomados triblásticos, com o corpo divididos em segmentos, o que chamamos de metameria. São invertebrados triblásticos, celomados, com simetria bilateral e metamerização interna e externa do corpo. São divididos em três grupos: oligoquetas (minhocas), poliquetas e hirudíneos (sanguessuga).
Os anelídeos podem ser dioicos (sexos separados) ou hermafroditas (monoicos). As minhocas (Oligoquetas) são monoicas e apresentam uma estrutura chamada de clitelo que participa da reprodução, que sempre é do tipo cruzada (com outros indivíduos).
Moluscos
Moluscos são animais celomados, triblásticos e simetria bilateral. Apresentam o corpo dividido em cabeça, pés e massa visceral. A maioria dos indivíduos apresenta também uma concha de calcário, que pode ser externa ou interna, e ajuda na identificação dos grupos. A respiração nos moluscos pode ser pulmonar em animais terrestres, porém a maioria é aquática com respiração branquial, algumas classes podendo apresentar também respiração cutânea. O sistema circulatório é aberto com um coração que bombeia a hemolinfa pela hemocele, com exceção dos cefalópodes, que apresentam o sistema fechado.
As classes mais conhecidas são os Gastropodes (caramujos, caracóis e lesmas), os Bivalves (também chamados de Pelecypoda, como os mexilhões), os Cefalópodes (náutilos, polvos e lulas), além dos menos comuns Monoplacófora (corpo totalmente revestido por uma única concha), Poliplacóforos (corpo revestido por uma concha múltipla) e os Escafópodes (concha em formado de cone, vive enterrado na areia).