Exclusivo para alunos

Bem-vindo ao Descomplica

Quer assistir este, e todo conteúdo do Descomplica para se preparar para o Enem e outros vestibulares?

Saber mais

Questão sobre características dos protoctistas

Acompanhe a resolução de exercícios sobre Protoctistas e Fungos

Questão sobre doença de Chagas

Questão sobre Malária

Questão sobre amebíase

Questão sobre Algas

Questão sobre características dos Fungos

Questão sobre reprodução de Fungos

Protoctista

O Reino Protoctista é um grupo polifilético, com várias origens evolutivas, e engloba os protozoários e as algas (unicelulares e pluricelulares). São um grupo formado por células eucariontes e possuem características gerais bastante diversas, podendo ser uni ou pluricelulares, anaeróbicos ou aeróbicos, autotróficos ou heterotróficos.

Protozoários

São classificados de acordo com a maneira de locomoção em sarcodina (ou amebas), flagelados, ciliados e esporozoários (não possuem estruturas locomotoras). Alguns protozoários de água doce apresentam o vacúolo contrátil, estrutura responsável por auxiliar no controle da osmorregulação. Podem causar doenças conhecidas como protozooses, como a doença de Chagas, a malária, a amebíase e a giardíase.

 

Algas

Podem ser unicelulares ou pluricelulares. As unicelulares são muito importantes para os sistemas biológicos, pois constituem o fitoplâncton, sendo os principais fornecedores de oxigênio. Já as pluricelulares não possuem tecidos verdadeiros e podem ter uma variedade de tamanho e formas. São encontradas tanto em ambientes marinhos quanto de água doce, e absorvem nutrientes por difusão ao longo de todo o corpo.

 

Fungos

O Reino Fungi possui organismos com células eucariontes com parede celular de quitina, são decompositores heterotróficos por absorção, sendo o glicogênio a substância de reserva. Podem ser tanto unicelulares, como as leveduras, ou pluricelulares, como os cogumelos, e estes sem formarem tecidos verdadeiros. Os fungos possuem filamentos de células conhecidas como hifas e seu conjunto é conhecido como micélio. A parte dos fungos que forma uma estrutura externa/para fora do substrato (terra, árvore...) é chamado de corpo de frutificação, popularmente chamada de chapéu.