Exclusivo para alunos

Bem-vindo ao Descomplica

Quer assistir este, e todo conteúdo do Descomplica para se preparar para o Enem e outros vestibulares?

Saber mais

Exercícios sobre características diagnósticas do reino Monera

Professor Rubens Oda resolve exercícios sobre o reino Monera. Nesse vídeo ele aborda os organismos constituintes do reino, as bactérias e cianobactérias, bem como suas características diagnósticas estruturais, além de compara-las como as presentes em células eucarióticas.

Exercícios sobre a organização das células bacterianas

Exercícios sobre atuação de antibióticos em bactérias

Exercícios sobre imunização e bacterioses

O reino monera engloba bactérias e cianobactérias. São seres unicelulares e procariontes (sem núcleo delimitado). São importantes no meio ambiente por fazerem a decomposição, juntamente com os fungos. Realizam a fixação do nitrogênio e a nitrificação (ciclo do nitrogênio). Provocam doenças nos seres humanos e outros animais, mas também podem fazer parte da “flora microbiana”, trazendo inclusive benefícios.

Possuem citoplasma, ribossomos 70S e DNA circular. Não possuem organelas membranosas, como mitocôndria e retículo endoplasmático. A importância do plasmídeo é que ele pode ser replicado e passado a outras bactérias. Além da membrana plasmática e da parede celular, algumas bactérias possuem cápsula, que aumenta a capacidade de invasão e adesão ao hospedeiro, facilitando a infecção.

As doenças causadas por bactérias são chamadas de bacterioses e o tratamento é feito com antibióticos. Estas doenças podem ser transmitidas pelo ar (como a tuberculose, pneumonia, hanseníase, meningite bacteriana, coqueluche, difteria), por água e alimentos contaminados (como a salmonela, a febre tifóide, a leptospirose e o botulismo), animais (peste negra), cortes com objetos contaminados (como o tétano) e por contato sexual (como a sífilis e a clamídia).