Exclusivo para alunos

Bem-vindo ao Descomplica

Quer assistir este, e todo conteúdo do Descomplica para se preparar para o Enem e outros vestibulares?

Saber mais

Questão 1 sobre Gênero lírico em Fernando Pessoa

O professor Diogo resolve conosco uma questão do ENEM que aborda a interpretação do gênero lírico na poesia.

Questão 2 sobre Gêneros literários e não literários

Questão 3 sobre O teatro e o romance

Questão 4 sobre Gênero dramático

Gêneros literários

Os gêneros literários são conjuntos ou categorias que reúnem aspectos semelhantes de forma e conteúdo em relação às produções literárias. Esse agrupamento também pode ser realizado de acordo com características semânticas, contextuais, discursivas e sintáticas. O filósofo Aristóteles, em sua obra chamada "Poética", ao analisar o conjunto de representações artísticas, bem como a definição do belo sendo a realidade sensível,  foi o primeiro a definir os gêneros que representam a realidade,  e os dividiu em três importantes classificações: épico ou narrativo, dramático e lírico. Posteriormente, novas criações literárias surgem e, consequentemente, novos gêneros literários também irão ser apresentados nos contextos mais atuais. 

Épico

No gênero épico, do grego “epikos”, é possível visualizar presença de uma narrativa mitológica com temáticas grandiosas e heróicas sobre a história de um povo e seus personagens. Em outras palavras, o narrador fala de um determinado passado e apresenta também o espaço onde sucederam as ações. Em geral, o texto é constituído por versos e há a presença de elementos míticos ou fantasiosos, além de, muitas das vezes, ser presente a criação de versos com rima, métrica e musicalidade. Uma das obras mais famosas do estilo épico pode ser "Os Lusíadas", do autor Luís Vaz de Camões (Portugal), além de Ilíada e Odisseia, obras épicas da Grécia Antiga. 

Narrativo

Já o texto  gênero narrativo nasce na modernidade derivado do épico, no entanto,  é constituído em prosa, ou em texto corrido. São exemplificados pelas novelas, romances, contos, etc. Por desenvolver uma estrutura diferente das antigas obras épicas, ela é caracterizada por: apresentação, desenvolvimento, clímax e desfecho. Além disso, ambas as formas de escrita (épica e narrativa) apresentam as características básicas sobre a construção de um texto literário de tal gênero, presentes de narrador, enredo, personagens, tempo e espaço. Uma das obras brasileiras do gênero pode ser Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, autor realista. 

Dramático

Como gênero dramático, entende-se textos que foram criados para serem representados, encenados, como ocorre com os textos de cunho teatral. A voz narrativa está vinculada aos personagens, encenada por atores, e esses contam uma história por meio de diálogos ou monólogos. Assim, faz-se necessária a criação de cenários, bem como de desenvolvimentos de atuação para que a ideia presente em um texto dramático seja fielmente passada para o espectador. Alguns exemplos de gênero dramático são a comédia, a tragédia, a tragicomédia e a farsa. Uma das obras brasileiras presentes no gênero pode ser "Auto da Compadecida", de Ariano Suassuna. 

Lírico

Os textos do gênero literário lírico costumam ser breves, pois, diferentemente dos épicos/narrativos, não há uma história sendo contada, há a supressão do enredo. Dialogam sobre diversas temáticas, dentre elas os sentimentos, divagações e expressões do eu-lírico, sendo por meio dele que o indivíduo extravasa suas emoções, por isso a subjetividade é uma das características principais desse modo de escrita, bem como a liberdade de expressão de quem escreve e interpreta o texto. Os poemas são textos que se enquadram, em sua maioria, nesse gênero. É importante ressaltar que o eu-lírico é a voz que fala com o leitor dentro do texto. O poeta é autor do eu-lírico. É comum autores masculinos escreverem um eu-lírico do gênero oposto e vice-versa.