Poeta X Eu Lírico
Características do gênero Lírico
O poeta e seu ofício
Gênero Lírico e a linguagem figurada
Exercício de interpretação poética
Gêneros literários
Os gêneros literários são conjuntos ou categorias que reúnem aspectos semelhantes de forma e conteúdo em relação às produções literárias. Esse agrupamento também pode ser realizado de acordo com características semânticas, contextuais, discursivas e sintáticas. O filósofo Aristóteles, em sua obra chamada "Poética", ao analisar o conjunto de representações artísticas, bem como a definição do belo sendo a realidade sensível, foi o primeiro a definir os gêneros que representam a realidade, e os dividiu em três importantes classificações: épico ou narrativo, dramático e lírico. Posteriormente, novas criações literárias surgem e, consequentemente, novos gêneros literários também irão ser apresentados nos contextos mais atuais.
Lírico
Os textos do gênero literário lírico costumam ser breves, pois, diferentemente dos épicos/narrativos, não há uma história sendo contada, há a supressão do enredo. Dialogam sobre diversas temáticas, dentre elas os sentimentos, divagações e expressões do eu-lírico, sendo por meio dele que o indivíduo extravasa suas emoções, por isso a subjetividade é uma das características principais desse modo de escrita, bem como a liberdade de expressão de quem escreve e interpreta o texto. Os poemas são textos que se enquadram, em sua maioria, nesse gênero. É importante ressaltar que o eu-lírico é a voz que fala com o leitor dentro do texto. O poeta é autor do eu-lírico. É comum autores masculinos escreverem um eu-lírico do gênero oposto e vice-versa.
Características
Os textos poéticos representam muito o gênero lírico, que mantém relações estreitas com a música. Antigamente, as obras eram acompanhadas por instrumentos musicais. Recursos sonoros se fazem presentes nesses textos até a atualidade, como métrica, rima e figuras de linguagem moram neles. Tais características de som podem ser representadas por: métrica (organização silábica de acordo com a fala), rima (repetições sonoras no final dos versos), anáfora (repetição de um mesmo termo no início de versos), aliteração (repetição de sons consonantais), assonância (repetição de sons vocálicos) e refrão (repetição de um ou mais versos que criam ritmo).