Exclusivo para alunos

Bem-vindo ao Descomplica

Quer assistir este, e todo conteúdo do Descomplica para se preparar para o Enem e outros vestibulares?

Saber mais

Exercícios sobre características do gênero épico

Acompanhe a resolução de exercícios sobre Gêneros Literários

Exercícios sobre narrador

Exercícios sobre hibridismo ente os gêneros

Exercícios sobre foco narrativo

Gêneros literários

Os gêneros literários são conjuntos ou categorias que reúnem aspectos semelhantes de forma e conteúdo em relação às produções literárias. Esse agrupamento também pode ser realizado de acordo com características semânticas, contextuais, discursivas e sintáticas. O filósofo Aristóteles, em sua obra chamada "Poética", ao analisar o conjunto de representações artísticas, bem como a definição do belo sendo a realidade sensível,  foi o primeiro a definir os gêneros que representam a realidade,  e os dividiu em três importantes classificações: épico ou narrativo, dramático e lírico. Posteriormente, novas criações literárias surgem e, consequentemente, novos gêneros literários também irão ser apresentados nos contextos mais atuais. 

Épico

No gênero épico, do grego “epikos”, é possível visualizar presença de uma narrativa mitológica com temáticas grandiosas e heróicas sobre a história de um povo e seus personagens. Em outras palavras, o narrador fala de um determinado passado e apresenta também o espaço onde sucederam as ações. Em geral, o texto é constituído por versos e há a presença de elementos míticos ou fantasiosos, além de, muitas das vezes, ser presente a criação de versos com rima, métrica e musicalidade. Uma das obras mais famosas do estilo épico pode ser "Os Lusíadas", do autor Luís Vaz de Camões (Portugal), além de Ilíada e Odisseia, obras épicas da Grécia Antiga. 

Narrativo

Já o texto  gênero narrativo nasce na modernidade derivado do épico, no entanto,  é constituído em prosa, ou em texto corrido. São exemplificados pelas novelas, romances, contos, etc. Por desenvolver uma estrutura diferente das antigas obras épicas, ela é caracterizada por: apresentação, desenvolvimento, clímax e desfecho. Além disso, ambas as formas de escrita (épica e narrativa) apresentam as características básicas sobre a construção de um texto literário de tal gênero, presentes de narrador, enredo, personagens, tempo e espaço. Uma das obras brasileiras do gênero pode ser Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, autor realista.