Exercícios sobre Transmissão de Viroses
Exercícios sobre Replicação Celular da AIDS
Exercícios sobre Proliferação da AIDS
Os vírus são seres acelulares, isto é, sem células, que se encontram no limiar entre a vida e a matéria bruta. São seres microscópicos, compostos basicamente por uma cápsula proteica (capsídeo viral) envolvendo um material genético, que pode ser DNA ou RNA, mas não ambos (salvo a exceção, os citomegalovírus). Alguns vírus podem apresentar um envelope externo ao capsídeo, composto por duas camadas lipídicas derivadas da membrana plasmática da célula hospedeira e proteínas virais imersas nestas camadas.
- Vírus de DNA: Apresenta DNA como material genético. Pode apresentar um ciclo lítico (infecção mais rápida) ou lisogênico (infecção mais lenta).
- Vírus de RNA: Pode apresentar um RNA com fita positiva (pode ser traduzido diretamente, como um RNA mensageiro) ou RNA de fita negativa (o RNA viral deve formar um complementar para produzir as proteínas virais).
- Retrovírus: A principal característica dos retrovírus é a presença de uma enzima viral chamada transcriptase reversa. A transcriptase reversa é capaz de sintetizar DNA a partir de uma fita de RNA.
As doenças causadas por vírus são chamadas de viroses, e podem ser transmitidas pelo ar (como resfriado, gripe, caxumba, rubéola, varíola, meningite viral e sarampo), transmitidas por animais (como a raiva, a dengue, a febre amarela e a zika) ou por contato sexual (como a herpes e a AIDS).