A Russia antes da revolução socialista de 1917
A revolução socialista
Questões 1 e 2
Questões 3, 4, 5 e 6
Questões 7 e 9
Questão 10
A Revolução Socialista
Durante três séculos a dinastia Romanov se perpetuou no poder com uma sucessão de Czares que, até o final do século XIX, ainda persistia na manutenção de uma sociedade agrária, de base servil e mercantilista. Salvo por alguns nomes que se destacaram por tentativas de modernização da economia, como Catarina II durante o século XVIII, a maior parte dos Czares e a forte aristocracia rural não embarcaram nas tendências de industrialização e modernização econômica dos impérios ao longo do XIX, o que levou a Rússia a um atraso econômico e ao apelido de “o gigante dos pés de barro”.
Durante o governo de Nicolau II, uma série de problemas e crises se desenrolou no país, aprofundando cada vez mais os problemas econômicos e sociais. O envolvimento em um conflito bélico contra o Japão e a entrada na Grande Guerra foram fatores que aprofundaram a crise russa e a insatisfação da população.
O Partido Operário Social-Democrata Russo foi criado em 1898 visando reunir diversos setores da esquerda do país e líderes de movimentos sociais e operários da época, que atuariam como oposição ao czarismo e lutariam por uma revolução socialista de caráter muito mais urbano e voltado pra classe operária.
Apesar do grupo apresentar uma tendência marxista, em 17 de novembro de 1903, no Segundo Congresso do partido, uma cisão interna deu origem a dois partidos: os bolcheviques, liderados pelo jovem Vladimir Ilyich Ulyanov, o Lenin e os mencheviques, liderados por Julius Martov. Enquanto os mencheviques acreditavam na participação legal e democrática dos trabalhadores na política, com uma revolução se desenrolando apenas após a consolidação capitalista, os bolcheviques, por outro lado, defendiam ações mais imediatas, impulsionando uma revolução armada e a criação de uma ditadura do proletariado.
As revoluções russas de fevereiro e de outubro de 1917 tiveram como protagonistas os mencheviques e os bolcheviques, respectivamente, em prol da derrubada da monarquia ou de uma revolução. A consagração dos bolcheviques no poder, após a revolução de outubro, é de suma importancia para entender o século XX e seus acontecimentos.